Sorteio de obra
"A latitude temática das complexidades sociais e sua heterogeneidade não se compadece com uma Teoria do Estado de raízes estritamente jurídicas.
Faz-se mister, de conseguinte, analisar o Estado coevo por ângulos que vão da sociologia e da história à ciência política e desta à teoria do direito e à filosofia.
A opção metódica por uma Teoria mais fecunda, mais profunda, mais rica de conteúdo encontrou largo espaço nesta obra, que considera e consagra a necessidade da exposição critica e didática de todos aqueles aspectos, a fim de proporcionar um estudo inarredavelmente volvido para a compreensão do grande fenômeno que continua sendo o Estado da sociedade moderna.
Livro de tão pronta e saudável acolhida no meio acadêmico há sido na esfera universitária dos programas de graduação e pós-graduação um veículo adequado, de freqüente e festejada utilização.
Chega, de último, à oitava edição e doravante se chama Teoria Geral do Estado. Isto em razão de sua abrangência expansiva, levada a efeito com a adição de novo capítulo em que o Autor faz dilatadas reflexões acerca da instituição mais marcante de todas as épocas do Estado moderno: a nação.
Com efeito, a nação assim o é, por manter acesa a chama da devoção constitucional e patriótica. Domicílio da soberania, em rigor ela é o povo na aclamação da identidade democrática do regime. Mas é também o cidadão militante e participativo, levantando a voz nas tribunas públicas onde respira a cidadania o oxigênio da liberdade e da participação.
Em resumo, esta Teoria Geral do Estado quebra, em meio ao estudo e investigação da matéria, os vínculos neutrais da passividade e da diferença — traço clássico dos laços ocultos que a prendiam, por baixo da superfície do positivismo, à ideologia do Estado liberal.
Aqui se opera, por conseguinte, análise aos fundamentos políticos, jurídicos, filosóficos e sociológicos de organização da sociedade, a sociedade livre e republicana, que frui as garantias do Estado Democrático de Direito. Tem esse Estado, a nosso parecer, a primazia entre as distintas versões e formas do Estado social." Paulo Bonavides
Sobre o autor :
_______________
Mauricio Mattos, advogado da CPRM - Companhia de Recursos Minerais, de Goiânia/GO
_________________
__________________