On line
Jarbas Machioni vai presidir Comissão para desenvolver redes sociais da OAB/SP
O profissional poderá colocar o seu perfil, suas especialidades, bem como sua rede de relacionamentos e outras informações que julgar necessária. Assim, por exemplo, se um advogado precisar de um colega especialista em direito previdenciário na cidade de São José do Rio Preto, poderá não só selecionar os especialistas locais, mas checar os colegas mencionados da rede de relacionamento de tais especialistas, buscando um conhecido comum e eventuais informações complementares. Evidente que tudo isso deverá seguir rigorosamente os preceitos deontológicos da profissão.
Além disso, haverá uma espécie de "Wikipédia do Código de Processo Civil, Penal e do Processo do Trabalho". A ideia é ter, por exemplo, o código de processo civil nas redes, com anotações feitas pelos usuários. Seriam notas referindo à jurisprudência, decisões específicas que os usuários tenham achado interessante e advertências sobre práticas em juízos específicos. Algo como : "atenção, o juízo da vara tal entende ser necessário a juntada de duas vias do documento x", ou "saiu uma decisão do TJ sobre esse artigo x", "na Revista de Direito Mercantil n.º x há um artigo sobre isso", etc . Assim, teríamos o pensamento e prática viva da advocacia paulista.
Além disso, a Comissão pensou em criar uma rede de comunicação instantânea, como o "Twitter" do Advogado. Machioni é um entusiasta das redes sociais e considera que a advocacia ainda explora com timidez esse recurso da web. Para o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, Machioni tem o perfil certo para o cargo por ser um blogueiro que domina os sites de relacionamentos.
O maior site de relacionamentos do ocidente, Facebook, atingiu, em abril de 2010, a marca de 400 milhões de usuários. Além de encontrar amigos, compartilhar fotos e vídeos, trocar mensagens e participar de grupos de interesse, a rede oferece serviço de mensagens instantâneas, anúncios de negócios e jogos online, entre muitas outras utilidades. A versão para os advogados terá um perfil voltado à profissão. Assim, o advogado poderá disponibilizar seu perfil profissional visando ampliar seu relacionamento com colegas no mercado.
Já a "Wikipédia do Direito" se inspira na Wikipédia, uma enciclopédia virtual de construção colaborativa, criada em 2001 e disponível em 271 idiomas. Qualquer pessoa pode criar ou editar artigos, que nas versões em inglês e alemão passam de 1 milhão. Na página em português, há mais de 564 mil verbetes. Os advogados poderão criar um grande portal de conhecimento de todos os ramos do Direito.
A mais recente das referências da OAB/SP que vem servindo como uma das fontes de informação mais rápidas hoje é o Twitter. Inaugurada em 2006, a rede é uma espécie de "microblog", em que os usuários podem enviar e ler mensagens de no máximo 140 caracteres. Cada pessoa recebe instantaneamente as mensagens dos perfis que ela decidiu seguir, e seus textos são enviados para seus seguidores. Pelo Twitter do Advogado, os inscritos da OAB/SP poderão ficar conectados on-line para informar tudo o que acontece nos milhares de cartórios da Justiça Estadual e Federal do Estado, podem se mobilizar, conforme o caso.
____________
____________