Amagis
Magistrados mineiros lançam 3ª edição da Revista MagisCultura
Será lançado amanhã o 3° número da revista "MagisCultura", na sede da Amagis (r. Albita, 194 – Cruzeiro, Belo Horizonte/MG), durante o Integramagis, evento cultural mensal organizado pela entidade para seus associados e convidados.
A revista é uma publicação da Associação dos Magistrados Mineiros – Amagis, dedicada a acolher textos culturais de juízes e desembargadores, da ativa ou aposentados, de todo o estado de Minas Gerais.
Com circulação semestral e distribuição dirigida, a revista vem obtendo grande repercussão nos meios jurídicos de Minas e do país, pela qualidade dos textos, da edição gráfica e das ilustrações.
Segundo o novo presidente da Amagis, Bruno Terra Dias, MagisCultura "está fadada a ser uma publicação com vida perene, porque ligada exclusivamente às ideias e estas permanecem para sempre, quando motivadas pelo pensar descompromissado com ideologias, mas atento à vida dos homens e mulheres". O presidente ressalta que a temática da terceira edição destaca "a diversidade cultural de Minas, na vida real e na ficção".
Além de artigos dos magistrados, a revista também publica a cada edição texto de um escritor mineiro consagrado. O homenageado da presente edição é Manoel Lobato; nas duas primeiras edições, foram homenageados, respectivamente, Fernando Brant e Carlos Herculano Lopes.
A seleção dos textos para publicação é feita por Conselho Editorial integrado pelos magistrados Maurício Torres Soares (presidente), Renato César Jardim (diretor da Revista), Célio César Paduani, Daniel César Botto Collaço, João Quintino Silva, Luiz Carlos Biasutti e Sérgio Braga, e pelo escritor Carlos Herculano. As ilustrações são da artista plástica Sandra Bianchi.
A capa da publicação faz uma referência histórica às fazendas coloniais mineiras, reproduzindo uma foto de Eustáquio Soares da Fazenda Caieiras, em Ouro Preto.
Sumário
Ficção, poesia, ensaios históricos e literários e crítica de cinema compõem a pauta desta nova edição da MagisCultura.
São os seguintes os textos publicados, com os respectivos autores:
-
Passos de Monteiro Lobato, de Carlos Alberto Bastos de Matos;
-
Edésios, de Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza;
-
Maria da Cruz: heroína do norte de Minas, de Luiz Carlos Biasutti;
-
O rosto sem face, de Fernando Armando Ribeiro;
-
Solidão em vários atos, de Juscelino José de Magalhães;
-
Os cinco coautores de um conto de Guimarães Rosa: "Mechéu", de Gutemberg da Mota e Silva;
-
Bernardo Pereira de Vasconcellos: Trânsfuga político ou restaurador da autoridade?, de Adhemar Ferreira Maciel;
-
Pagulogo, o Pontífice, de Manoel Lobato;
-
Apoio, de Marluce Ramos Leão de Almeida;
-
Solitária, de Aldina Soares;
-
Os grandes filmes da história, de Sérgio Braga.
Serviço
Local : Salão de Festas da Amagis (r. Ouro Fino, 367 – Cruzeiro – Belo Horizonte/MG)
Data : 25/3/2010
Horário : 19h
_____________