Migalhas de Peso

SXSW 2025. Destaque. Comunicação como remédio contra a solidão

Como empresas usam comunicação humanizada contra a solidão, tendência destaque no SXSW 2025.

19/3/2025

Entre os conceitos mais disruptivos debatidos no SXSW 2025 (festival que reúne inovação, criatividade e tecnologia em comunicação, cultura e negócios, encerrado há três dias em Austin, EUA), destaca-se algo peculiar: “Saúde Social e Combate à Solidão”. O paradoxo da era digital é claro: quanto mais conectados virtualmente, mais isolados emocionalmente estamos. Nesse cenário, estratégias eficazes de comunicação empresarial tornam-se essenciais não só para fortalecer vínculos com o público, mas também para o bem-estar emocional das pessoas.

Estudos mostram que a solidão impacta tanto a saúde física quanto mental, podendo ser tão prejudicial quanto fumar ou o sedentarismo, aumentando riscos de depressão, ansiedade e problemas cardíacos. É exatamente aí que reside o potencial transformador da comunicação: ao estabelecer diálogos autênticos, ambientes seguros e interações reais, empresas criam uma rede emocional de proteção para clientes e colaboradores.

Marcas que investem em comunicação empática e na criação de comunidades que incentivam encontros presenciais e eventos imersivos vão além da simples relação comercial, estabelecendo relações genuínas que fortalecem o sentimento de pertencimento. Internamente, organizações com comunicação transparente, aberta e acolhedora geram equipes mais engajadas, saudáveis e produtivas, promovendo um ambiente emocionalmente seguro e valorizado.

A linguagem adotada pelas marcas também é decisiva. Comunicar com simplicidade, clareza e empatia gera proximidade e confiança. Uma comunicação humanizada, utilizando storytelling e tom próximo das pessoas, reduz a distância emocional e fortalece conexões reais.

O SXSW 2025 reforçou que a comunicação empresarial transcende o ato de informar ou vender. Hoje, é uma ferramenta vital para melhorar relações humanas, combater a solidão e contribuir para uma sociedade mais acolhedora, saudável e feliz.

Alberto Maurício Danon

Alberto Maurício Danon
Jornalista e diretor da ADCom Comunicação Empresarial.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Usucapião familiar – Proteção da propriedade e dignidade social

20/3/2025

Possibilidade de alteração de beneficiário de VGBL e PGBL por meio de disposição testamentária – Planejamento sucessório

21/3/2025

Decisão inédita julga ilegal exigência de quarentena e obriga PGFN a celebrar transação tributária

21/3/2025

In dubio pro societate x standard probatório intermediário: Testemunho indireto e provas inquisitoriais na pronúncia

20/3/2025

O grande mito do investimento governamental no agro: Quem realmente financia a produção rural no Brasil?

20/3/2025