A resposta é: Pode, mas não deve!
Quando você solicita um visto de turismo/negócios - B1/B2 e informa no DS-160 e na entrevista de visto, que pretende ficar nos EUA por duas semanas para uma convenção, um congresso ou algo do tipo, esta informação estará registrada no seu histórico imigratório, bem como as demais informações cedidas por você sobre seu trabalho, família etc.
Quando você passar pela imigração nos EUA, lhe será questionado novamente quanto tempo você pretende ficar no país e qual a finalidade de sua viagem. Sua resposta deve ser coerente com a informação dada na entrevista do visto. Outra pergunta comum é: “Quanto dinheiro você trouxe para esta viagem?” Ou seja, você deve informar que tem dinheiro suficiente para suas despesas e lazer pelos dias que irá ficar.
Sendo aprovada sua entrada no país, normalmente, o agente lhe dá seis meses de status de turista/negócios.
Ou seja, se você ficar nos EUA dentro destes seis meses e for abordado por algum agente de imigração, não haverá problema algum, pois você estará dentro de um status legal no país.
O problema será na sua próxima viagem, pois seu visto é válido por dez anos. Então, quando você tentar entrar novamente nos EUA, com certeza será questionado o porquê de ter ficado mais que duas semanas conforme informado. Se você não conseguir convencer o agente, o que é realmente muito difícil, você será levado para uma “salinha”, onde será questionado novamente por um outro agente e confrontado com suas mentiras, pois, provavelmente, neste período em que ficou no país você deve ter trabalhado, alugado carro, aberto conta em banco etc., coisas que vinculam você a um objetivo que não era o objetivo inicial de sua viagem.
Tenha certeza, basta uma dúvida do agente para você ser deportado, mandado de volta para o Brasil no próximo voo da mesma companhia aérea na qual você comprou sua passagem de ida e volta.
E seu visto será cancelado e você receberá um banimento de cinco anos sem ter direito a solicitar um novo visto. Além disso, sua próxima solicitação estará cheia de restrições, se você não conseguir comprovar fortes vínculos com o Brasil, dificilmente terá um novo visto aprovado.
Portanto, antes de ficar além da sua estadia inicial pretendida, pense duas vezes.