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Black Friday: Como empresas e consumidores podem evitar golpes

A Black Friday combina grandes oportunidades com riscos, exigindo segurança das empresas e atenção dos consumidores para evitar fraudes e garantir direitos.

28/11/2024

A Black Friday está a todo vapor e junto com as oportunidades de grandes descontos, surgem também riscos significativos – como fraudes e os mais variados golpes. Para navegar com segurança no mar de oportunidades comuns à data, as empresas precisam desde investir em sistemas robustos de cibersegurança a cumprir rigorosamente as normas de proteção ao consumidor. Por outro lado, os consumidores devem estar atentos às ofertas tentadoras e adotar medidas preventivas para evitar armadilhas. Nesse sentido, algumas recomendações são primordiais. Listo abaixo as principais: 

Para as empresas 

Para os consumidores 

Importante lembrar que CDC, do art. 61 ao 80, tipifica vários crimes, que vão desde omitir dizeres ou sinais ostensivos sobre a nocividade de produtos até a fazer (ou promover) publicidade que pode induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial a sua saúde ou segurança. Por sua vez, a lei 8.137/90, em seu art. 7º, também define crimes no âmbito do consumidor, listando diversas ações prejudiciais às relações de consumo e tipificando esses atos como crimes. 

Outra novidade importante é que a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados impõe que tanto empresas quanto fornecedores devem cuidar com rigor das informações dos clientes, ao passo que o decreto 7.962/13 regulamenta o comércio eletrônico, exigindo clareza na apresentação dos preços e das políticas de troca e devolução.  

A conclusão é uma só: prevenir é sempre melhor que remediar! Black Friday é oportunidade, mas também pode ser risco. Conte com uma boa assessoria jurídica para evitar surpresas e garantir a segurança de todos os envolvidos.  

Antônio Silvério Neto
Advogado criminalista, fundador e CEO do Coura e Silvério Neto Advogados.

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