Migalhas de Peso

O que o agente consular vê no computador durante a entrevista de visto?

Oficiais consulares acessam uma rede de bancos de dados interconectados para revisar históricos de visto, decisões anteriores e aplicam avaliações de risco usando algoritmos, além de utilizar listas de observação para identificar potenciais ameaças ou fraudes.

24/7/2024

Quando um oficial consular insere um número de passaporte em seu sistema, ele não está apenas vendo um monte de dados aleatórios, ele está, na verdade, acessando uma vasta rede de bancos de dados interconectados que contêm uma riqueza de informações sobre interações passadas do solicitante com o Departamento de Estado dos EUA.

Um desses bancos de dados é o Consular Consolidated Database que armazena informações sobre todas as solicitações de visto anteriores, incluindo a decisão tomada pelo oficial consular e quaisquer notas ou comentários que ele possa ter deixado.

Quando um oficial consular revisa uma solicitação, ele pode ver todo histórico das interações do solicitante com o Departamento de Estado dos EUA, incluindo quaisquer recusas ou aprovações de vistos anteriores.

Essas informações são usadas para informar sua decisão e ajudar a identificar quaisquer potenciais riscos de segurança ou atividades fraudulentas.

Mas o que é realmente interessante é que o sistema usa um algoritmo complexo para analisar dados do solicitante e atribuir uma pontuação de avaliação de risco numérica – quanto maior a pontuação, maior o risco e mais escrutínio a solicitação receberá.

O sistema também possuir um recurso de “lista de observação” que sinaliza certos solicitantes com base em critérios específicos, como país de origem, histórico de viagens, ocupação, etc.

Se um solicitante for sinalizado, o sistema gerará automaticamente um relatório de “derivados”, que fornece informações adicionais sobre conexões do solicitante com outras pessoas ou organizações que possam ser de interesse do governo dos EUA.

E, acredite ou não, o sistema é capaz até de analisar a atividade nas redes sociais e o comportamento online do solicitante para obter uma melhor compreensão de suas intenções e potenciais riscos.

Então, fica o alerta, se você teve um visto negado, não adianta mudar de consulado e tentar novamente, pois seu histórico estará disponível em qualquer outro consulado. Bem como, não dê informações incorretas em sua entrevista de visto que vão divergir de sua viagem, pois os agentes de imigração também têm acesso a esse banco de dados, por isso ocorrem tantas deportações na entrada na imigração.

Mara Pessoni
Advogada, Especializada em Imigração e Comércio Exterior, com uma vasta experiência de atuação há mais de 10 anos na área de imigração, sendo responsável por fundar e administrar o Witer, Pessoni & Moore An International Law Corporation. OAB/GO - 61.550.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Comprou imóvel nos últimos 5 anos? Você pode ter direito à restituição de ITBI!

6/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025