Migalhas de Peso

Fraudes e golpes no âmbito das operações bancárias

Saiba como defender seus interesses após ser vítima de fraude bancária.

17/4/2024

1. Introdução

Nos dias de hoje, os consumidores enfrentam um número crescente de golpes financeiros perpetrados por criminosos cada vez mais habilidosos. E essas fraudes têm impactado negativamente a vida financeira de muitas pessoas, gerando prejuízos significativos e deixando-as em situações de vulnerabilidade.

Diante dessas circunstâncias, surge a importante questão jurídica: qual é a responsabilidade dos bancos e instituições financeiras nos casos de golpes financeiros sofridos pelos consumidores?

2. Responsabilidade dos bancos de instituições financeiras

De acordo com entendimento consolidado nos tribunais, os bancos e instituições financeiras têm responsabilidade objetiva nos casos de fraudes bancárias. Isso significa que, independentemente de culpa, o banco é responsável pelos danos causados ao consumidor em decorrência de fraudes ocorridas em suas operações.

Além da responsabilidade objetiva, os bancos também têm o dever legal de adotar medidas de segurança para proteger os interesses e os dados de seus clientes. Isso inclui a implementação de sistemas de segurança robustos, a verificação rigorosa de transações suspeitas e a prestação de informações claras e transparentes aos clientes sobre os riscos envolvidos em suas operações bancárias.

Ou seja, se você foi vítima de golpe bancário, como consignados contratados de forma fraudulenta, golpe do pix, falsa portabilidade, entre outros, saiba que o banco deve ser responsabilizado, de acordo com a súmula 479 do STJ.

3. Foi vítima de golpe? Não sofra em silêncio

Mantenha a calma e avalie a situação: diante da descoberta de que foi vítima de um golpe financeiro, é compreensível que você se sinta angustiado e preocupado. No entanto, é importante manter a calma e avaliar a situação de forma racional. Anote todos os detalhes relevantes, como datas, horários, valores envolvidos e quaisquer informações que possam ajudar na investigação do caso.

Entre em contato com o banco ou instituição financeira: assim que identificar a fraude, entre imediatamente em contato com o seu banco ou instituição financeira para relatar o ocorrido. Informe-os sobre as transações fraudulentas e solicite o bloqueio imediato de quaisquer operações suspeitas em sua conta. É importante documentar todas as comunicações realizadas com o banco, incluindo o número de protocolo de cada contato.

Registre um boletim de ocorrência: procure a delegacia mais próxima e registre um boletim de ocorrência sobre o golpe financeiro sofrido. Este documento é importante para documentar legalmente o ocorrido e pode ser necessário para dar início a investigações policiais ou processos judiciais relacionados ao caso.

Wander Freitas da Vitória
Advogado e sócio fundador do escritório Freitas Advogados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Qual é a responsabilidade dos bancos nos ‘golpes do PIX’?

15/12/2022
Migalhas de Peso

Golpe do Pix. Da responsabilidade das instituições financeiras por omissão

13/12/2022
Migalhas de Peso

Os golpes e a responsabilidade dos bancos

14/4/2022

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024