Migalhas de Peso

Princípios administrativos e gestão pública: Uma análise sob a visão do poder Judiciário

Princípios jurídicos fundamentais garantem coerência e lógica ao sistema legal, orientando condutas. Segundo Robert Alexy, diferem das regras por exigirem máximo cumprimento.

15/4/2024

Os princípios são a base de um sistema jurídico dos quais emanam todas as normas legais, responsáveis por assegurar coerência e lógica ao referido sistema, servindo como pilar interpretativo e norteador de condutas com relevância jurídica.

Nesse sentido, há uma gradação entre os princípios, podendo ser fundamentais, temáticos, setoriais, entre outras classificações existência.

Para Robert Alexy1 as regras são normas que podem ser cumpridas ou não e os princípios como normas que ordenam que algo seja realizado na maior medida possível dentro das possibilidades jurídicas e fáticas não admitem o seu descumprimento.

A Constituição Federal de 1988 trouxe em seu texto os princípios fundamentais que dirigem todo nosso sistema jurídico e ainda princípios setoriais a exemplo dos princípios que regem a Administração Pública, previstos no "caput" do seu art. 372.

Os princípios constitucionais administrativos mencionados no parágrafo anterior se destinam a regulamentar todo o funcionamento da Administração Pública, como a relação com seus servidores, licitações e contratos administrativos, enfim a prática de todos os atos administrativos.

Dada a importância dos princípios administrativos no âmbito da gestão pública eles estão expressamente previstos na lei de licitações e contratos administrativos quando prevê a publicidade dos atos praticados, na lei de acesso à informação e na lei que trata de atos de improbidade administrativa, a qual sanciona a prática de atos de improbidade administrativa em razão da violação dos princípios administrativos, desde que haja previsão em uma dos incisos do art. 11 da lei 8.429/92 com as alterações trazidas pela lei 11.230/21.

Os princípios administrativos também servem de parâmetro para as fiscalizações realizadas no âmbito dos tribunais de contas, a exemplo do princípio da eficiência que serve de parâmetro para que as cortes de contas verifiquem o cumprimento de metas qualitativas por parte de estados e municípios.

Pelos exemplos acima, é possível concluir pela necessidade de observância dos princípios pelos administrativos públicos, tem em vista que são os pilares para uma gestão público não somente dentro regularidade, mas uma gestão pública constitucional.

Dentro desse contexto, o poder Judiciário responsável pelo último controle da Administração Pública, quer seja pelas questões trazidas a juízo em razão de licitações e contratos administrativos, da discussão em razão da aplicação de normas no âmbito dos servidores públicos, quer seja em razão do ajuizamento de ações coletivas questionamento a ausência ou inexecução de políticas públicas também se pauta, na sua análise, pelos princípios administrativos, dos quais derivam as legislações correlatas.

Um exemplo dessa atuação é a análise da existência de motivação suficiente em um processo administrativo, ou seja, o poder Judiciário irá analisar a correta aplicação do princípio da motivação.

Outro exemplo é a análise da eficiência da prestação dos serviços públicos nos casos que tratam da responsabilidade civil do Estado.

De igual modo ocorre em relação às ações civis pela prática de ato de improbidade administrativa em razão da violação de princípios (art. 11, da lei 8.429/92) ou ainda quando há o ajuizamento de ações coletivas em face da execução inadequada de uma política pública, quando a análise da observância do princípio da eficiência será um dos pontos principais, entre outros casos.

Pelo exposto, vemos a importância não somente da observância, mas da concretização dos princípios pelos administradores públicos na execução de suas atividades, como garantia de uma gestão pública de qualidade, alicerçada nos valores constitucionais.

------------------------------

1  ALEXY, Robert. Teoria de los Derechos Fundamentales. Madri: Centro de Estúdios Políticos y Constitucionales, 2001

2 “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte (...)”

Acácia Regina Soares de Sá
Juíza de Direito Substituta do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Especialista em Função Social do Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Mestre em Políticas Públicas e Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB. Coordenadora do Grupo Temático de Direito Público do Centro de Inteligência Artificial do TJDFT. Integrante do Grupo de Pesquisa de Hermenêutica Administrativa do Centro Universitário de Brasília - UNICEUB. Integrante do Grupo de Pesquisa Centros de Inteligência, Precedentes e Demandas Repetitivas da Escola Nacional da Magistratura - ENFAM.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Aplicação do princípio da eficiência nas decisões do gestor público

31/10/2022
Migalhas de Peso

O fortalecimento do Poder Judiciário sob a ótica da implantação do CNJ

20/10/2021
Migalhas de Peso

Intervenção do Poder Judiciário na atividade administrativo-política do Poder Executivo: uma análise sobre sua legitimidade constitucional

4/5/2020

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024