À medida que um novo ano inicia se torna um desafio para a liderança e para os gestores uma avaliação criteriosa das realizações no período anterior, o que deu certo, o que pode ser melhorado, e o que é preciso para alcançar o sucesso em 2024. Diante dos desafios globais e das rápidas mudanças no cenário empresarial, a presença de líderes capacitados emerge como um elemento essencial para o sucesso dos negócios.
De acordo com dados da consultoria Gallup, a confiança dos colaboradores na liderança de suas organizações está diretamente ligada ao nível de engajamento, com aqueles que confiam tendo 4,0 vezes mais probabilidade de se envolverem. Além disso, esses profissionais apresentam uma redução significativa de 58% na probabilidade de buscar novas oportunidades de emprego.
Recentemente divulgado pela HP, o Índice de Relacionamento com o Trabalho, um estudo global que envolveu mais de 12 mil pessoas, destaca que o futuro do trabalho está intrinsecamente ligado à conexão emocional. A pesquisa revela a crescente demanda por uma cultura organizacional que permita autenticidade no ambiente de trabalho, especialmente entre os trabalhadores das gerações Z e millennials.
É evidente que líderes empáticos e emocionalmente inteligentes são requisitos essenciais para atender a essas expectativas. O estudo aponta que 64% dos trabalhadores do conhecimento optariam por receber um salário menor em troca de um ambiente de trabalho liderado por indivíduos com alta inteligência emocional.
Por isso, acredito na importância de líderes estarem presentes e manterem canais de comunicação abertos. A confiança da equipe é fundamental para o sucesso, especialmente em momentos desafiadores e a humildade é a chave para o aprendizado, tornando um líder forte e inspirador, capaz de moldar o ambiente de trabalho de forma positiva.
O bom líder deve criar conexão emocional com os seus liderados, e isso passa por incentivar a autonomia, saber delegar responsabilidades e confiar no potencial de liderança dos colaboradores. Mas não é só isso: promover discussões interessantes sobre liderança, encorajando os colaboradores a se tornarem líderes melhores do ele, criando um ambiente inclusivo onde todos se sintam à vontade para serem autênticos.
O líder emocionalmente inteligente também sabe ouvir o que a equipe tem a dizer, valorizando as emoções no local de trabalho e incentivando a comunicação aberta. A partir dos desafios e experiências compartilhados pelos membros da equipe, obtém insights valiosos sobre liderança.
Por fim, quem deseja ser uma liderança de sucesso em 2024 deve investir em treinamentos e mentorias para desenvolver habilidades técnicas e de liderança, promovendo o crescimento profissional e tirar um tempinho do dia para tomar um café com os colaboradores. Nos momentos de descontração é que o líder se aproxima da equipe, ouvindo suas opiniões e identificando talentos.