Migalhas de Peso

Removendo barreiras: nova lei em Utah facilita licenciamento para imigrantes

Estado de Utah aprova lei que concede licenças profissionais a imigrantes já licenciados nos seus países de origem, sem a necessidade de realizarem provas de revalidação.

19/12/2023

Utah está liderando a iniciativa para simplificar o processo de licenciamento para imigrantes com formação e licenças profissionais obtidas em seus países de origem. Recentemente sancionado pelo governador Spencer Cox, a SB35 abre caminho para que profissionais de outros estados e países obtenham licenças em Utah, contribuindo para aliviar a escassez de mão de obra qualificada no estado.

A necessidade de licenciamento tem sido uma barreira para muitos imigrantes que desejam exercer suas profissões escolhidas em Utah. Mais de um em cada seis trabalhadores no estado requer licença para desempenhar suas atividades legalmente. Embora Utah exija licenças para uma variedade de ocupações, um estudo recente destacou os esforços bem-sucedidos do estado em reduzir práticas onerosas de licenciamento ocupacional.

A SB35 oferece dois caminhos distintos para licenciamento:

Margaret Busse, diretora executiva do Departamento de Comércio, expressou gratidão pela capacidade de incluir mais imigrantes qualificados no sistema de trabalho de Utah, afirmando que o SB35 ampliará a força de trabalho do estado. A nova lei abrange departamentos importantes, incluindo Comércio, Qualidade Ambiental, Saúde e Serviços Humanos, entre outros, refletindo uma abordagem abrangente para impulsionar a inclusão de talentos estrangeiros no mercado de trabalho local.

Albert Resende
Advogado, especializado em Imigração e atualmente é chefe jurídico do Witer, Pessoni & Moore An International Law Corporation.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Rigor científico e sustentabilidade: O impacto da decisão do STF no futuro da saúde suplementar

15/11/2024

Black Friday – Cuidados para evitar problemas e fraudes nas compras

15/11/2024

O Direito aduaneiro, a logística de comércio exterior e a importância dos Incoterms

16/11/2024

Pense no presente para agir no futuro

15/11/2024

Encarceramento feminino no Brasil: A urgência de visibilizar necessidades

16/11/2024