Migalhas de Peso

O golpe do empréstimo consignado: entenda e proteja-se

Cuidado ao usar o empréstimo consignado: a Reserva de Margem Consignável pode ocultar golpes financeiros, como o uso abusivo por bancos que excedem os limites permitidos, cobrando altas taxas e impedindo a redução da dívida real.

23/11/2023

Se você é servidor público, militar, aposentado ou pensionista, é importante estar atento aos detalhes do seu empréstimo consignado. Muitas vezes, o que parece ser um simples desconto na folha de pagamento pode esconder um golpe financeiro.

O que é a Reserva de Margem Consignável - RMC?

A RMC é destinada para quitar o cartão de crédito consignado automaticamente, utilizando parte do seu salário. A legislação permite que se comprometa até 30% do rendimento líquido para empréstimos pessoais e mais 5% para esse fim específico do cartão.

O golpe: uso abusivo da RMC

No entanto, alguns bancos extrapolam essa margem, concedendo um limite extra (até 5%) como se fosse um empréstimo comum, mas com as altas taxas de um cartão de crédito. O problema surge quando cada pagamento feito parece apenas cobrir juros e encargos, não reduzindo efetivamente a dívida.

O ciclo infinito da dívida

O resultado? Uma dívida que parece eterna. Muitas vezes, os clientes nem percebem que estão presos nesse ciclo. Para se livrar desse tipo de empréstimo, seria necessário quitar o valor total de uma vez, algo quase impossível para a maioria.

Protegendo-se: seus direitos

Felizmente, há luz no fim do túnel. Ações judiciais em todo o país têm favorecido os consumidores nesse tipo de situação, reconhecendo a abusividade dessa prática por parte dos bancos.

Conclusão

Fique atento aos detalhes do seu empréstimo consignado. Verifique o extrato do seu benefício e veja se tem um desconto com o nome RMC.

Joseni Lopes
Advogada do escritório Lopes e Alcântara Advocacia.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024

Transtornos de comportamento e déficit de atenção em crianças

17/11/2024

Prisão preventiva, duração razoável do processo e alguns cenários

18/11/2024