Migalhas de Peso

Os desafios no marketing jurídico

Os desafios são grandes, mas os resultados compensam. Aprenda a se diferenciar no mercado através de uma estratégia única e eficaz.

10/6/2023

As áreas de marketing e vendas andam juntas dentro do departamento comercial. Uma estratégia de marketing que não desemboca em vendas é ineficaz. Uma estratégia de vendas que não pensa no marketing não funciona.

Hoje em dia é muito fácil encontrar social media, gestor de tráfego, copywriter e especialistas em SEO, mas um estrategista que trata de marketing jurídico e vendas é raro no mercado.

Marketing se refere ao processo de comunicação com o objetivo de captar leads (clientes em potencial). Esses leads são transformados em clientes através do time de vendas, que entra em contato.

O marketing gera a chamada “levantada de mão”, ou seja, encontra quem tem interesse no serviço jurídico. Mas o potencial cliente precisa conhecer mais a fundo o serviço, o preço e todos os benefícios para fechar o contrato.

O Brasil ultrapassou a Índia como o país que mais tem advogados no mundo. Para cada 168 brasileiros há um advogado(a). Como enfrentar tamanha concorrência?

A primeira coisa é o posicionamento. Advogado para processar alguém há em cada esquina, mas profissionais que oferecem soluções jurídicas são poucos. A maioria acha que só por ter uma OAB o mundo deve contratá-lo.

A segunda questão a trabalhar é a autoridade. Ninguém vai contratar um advogado que não seja especialista no assunto. Mas como mostrar autoridade? Produzindo conteúdo a fim de educar sua audiência.

Uma cliente me perguntou: devo utilizar juridiquês nos meus textos? Eu perguntei de volta: advogados fazem parte de sua audiência? Não, ela respondeu. Então esqueça o juridiquês e escreva ou fale de modo simples.

Só que produzir conteúdo por si só não gera resultados. O conteúdo precisa estar alinhado a uma estratégia que envolve o time de marketing e vendas. É aí que entra o mapeamento de todas as dores do cliente e como serão solucionadas.

Os desafios são grandes, mas os resultados compensam. Aprenda a se diferenciar no mercado através de uma estratégia única e eficaz.

Renan Antunes
Advogado e Consultor em Marketing Jurídico. Especialista em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo pela Rock Content.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Mudanças na aposentadoria em 2025: Impactos para os segurados

11/12/2024

Aplicação da lei 14.905/24: TST uniformiza correção monetária na Justiça do Trabalho

12/12/2024

A lei Federal do mercado regulado de carbono: breves comentários

12/12/2024

A penhora de stock options e a penhora de quotas sociais - O entendimento do STJ

11/12/2024

Tema 1.191 do STJ: Inaplicabilidade do art.166 do CTN à restituição de ICMS-ST

11/12/2024