As áreas de marketing e vendas andam juntas dentro do departamento comercial. Uma estratégia de marketing que não desemboca em vendas é ineficaz. Uma estratégia de vendas que não pensa no marketing não funciona.
Hoje em dia é muito fácil encontrar social media, gestor de tráfego, copywriter e especialistas em SEO, mas um estrategista que trata de marketing jurídico e vendas é raro no mercado.
Marketing se refere ao processo de comunicação com o objetivo de captar leads (clientes em potencial). Esses leads são transformados em clientes através do time de vendas, que entra em contato.
O marketing gera a chamada “levantada de mão”, ou seja, encontra quem tem interesse no serviço jurídico. Mas o potencial cliente precisa conhecer mais a fundo o serviço, o preço e todos os benefícios para fechar o contrato.
O Brasil ultrapassou a Índia como o país que mais tem advogados no mundo. Para cada 168 brasileiros há um advogado(a). Como enfrentar tamanha concorrência?
A primeira coisa é o posicionamento. Advogado para processar alguém há em cada esquina, mas profissionais que oferecem soluções jurídicas são poucos. A maioria acha que só por ter uma OAB o mundo deve contratá-lo.
A segunda questão a trabalhar é a autoridade. Ninguém vai contratar um advogado que não seja especialista no assunto. Mas como mostrar autoridade? Produzindo conteúdo a fim de educar sua audiência.
Uma cliente me perguntou: devo utilizar juridiquês nos meus textos? Eu perguntei de volta: advogados fazem parte de sua audiência? Não, ela respondeu. Então esqueça o juridiquês e escreva ou fale de modo simples.
Só que produzir conteúdo por si só não gera resultados. O conteúdo precisa estar alinhado a uma estratégia que envolve o time de marketing e vendas. É aí que entra o mapeamento de todas as dores do cliente e como serão solucionadas.
Os desafios são grandes, mas os resultados compensam. Aprenda a se diferenciar no mercado através de uma estratégia única e eficaz.