Migalhas de Peso

O extremismo político: Sua posição política não te dá o direito de ser homofóbico ou racista

Independente de qual seja sua posição política, não seja fã de Presidente ou de político que seja, lembre-se eles estão aonde estão para nos servir.

9/2/2023

Atualmente quando falamos em posições políticas impossível não pensar em um Brasil dividido majoritariamente em direita e esquerda, cada qual possui sua própria ideologia, sendo as duas totalmente opostas entre elas.

Importante deixar claro que independente da sua posição política, seja você de esquerda ou de direita, no momento em que você desrespeita o próximo pelo fato dele não pensar como você, isso o torna um extremista político, e quando falamos em extremismo político, podemos pensar em todo tipo de comportamento, desde os crimes conta honra (difamação, injúria, calúnia) pelo fato de alguém pensar diferente de você, até a crimes mais sérios como as intolerâncias ligadas a cor ou até a escolha sexual de cada um, ou seja, os crimes de racismo, injúria racial e a homofobia. Parece familiar? Com certeza você possui alguém em suas redes sociais que utiliza a posição política como desculpa para cometer tais crimes, crimes esses que sempre vem seguidos de frases como “sou defensor da família tradicional” até “essa é a minha opinião e eu tenho direito de me expressar”, o que acaba sendo uma grande mentira pois do lado da liberdade de expressão vem junto a responsabilidade, ou seja, você não pode falar ou escrever o que quiser, lembre-se, você vive em um país democrático de direito, e o respeito ao próximo é o mínimo que se espera.

Quando pensamos em ideologia de direita e ideologia de esquerda, muitas vezes não percebemos as idéias que essas ideologias trazem pois acabamos criando uma imagem imutável sobre cada uma delas, ficamos cegos, e por qual motivo isso acontece? Explicarei a seguir:

Quando pensamos em uma ideologia de esquerda, a primeira coisa que os defensores da direita pensam é: corrupção. Pois um dos maiores casos de corrupção da história foi feita em um governo de esquerda, e muitos extremistas de esquerda não admitem tal fato, defendendo muitas vezes aqueles que foram condenados por tal crime. Porém, quando pensamos em uma ideologia de direita, a primeira coisa que os defensores de esquerda pensam é: neonazistas. Pois muitos extremistas de direita utilizam a desculpa do “protetor da família tradicional” para manifestar pensamentos homofóbicos e algumas vezes racistas. E qual é o resultado disso? Posições politicas rivais e um Brasil dividido, graças a pessoas cegas que não estão buscando a harmonia do País e sim a guerra.

Portanto, independente de qual seja sua posição política, não seja fã de Presidente ou de político que seja, lembre-se eles estão aonde estão para nos servir, colha apenas aquilo de bom que eles ensinam, e o que não for útil, descartem. Não sejam a favor da corrupção porém também não sejam racistas e homofóbicos. O mundo esta evoluindo, você vai fica para trás?

Paulo Ricardo Pellegrini
Formado pela "Fundação Armando Alvares Penteado" (FAAP) no ano de 2019, Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela PUC/SP e Mestrando em Direito pela PUC/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Doença degenerativa da coluna lombar aposenta? Entenda!

26/12/2024

“Salve o Corinthians”

24/12/2024

Comentários ao acórdão proferido no RE 107.248 sobre terço de férias

26/12/2024

A utilização da inteligência artificial no franchising

24/12/2024

Comentários ao anteprojeto do Código de Processo do Trabalho - Do incidente de declaração de grupo econômico (art. 115)

25/12/2024