Migalhas de Peso

A formação de hábitos: como pequenas mudanças podem mudar seu estilo de vida

Mantenham a deixa e a recompensa e mudem a rotina, dessa forma vocês transformarão seus hábitos ruins em hábitos bons.

1/2/2023

Aprender a criar hábitos ou até à mudar hábitos ruins é de grande importância, principalmente para aqueles que querem ter controle da própria vida e ter uma vida mais saudável. Quem nunca ficou triste ou decepcionado por não conseguir dar andamento em uma meta pessoal como por exemplo, parar de fumar, comer melhor, emagrecer, começar praticar uma atividade física ou até simplesmente começar estudar diariamente. Todas essas metas muitas vezes se tornam vilões na vida da grande maioria que mesmo com muito esforço muitas vezes não conseguem cumpri-las. A pergunta que não quer calar é como podemos formar um hábito ou até mesmo mudar um hábito ruim? Essa pergunta será respondida a seguir:

Quando criamos um hábito, nosso cérebro nem se esforça para que tenhamos esse determinado comportamento, como se estivéssemos em um piloto automático, como por exemplo: dirigir até seu trabalho enquanto você pensa em tudo o que fará no seu dia; dar ré enquanto você fala no celular com seu amigo, namorado, chefe, etc. Você em algum momento da sua vida já teve que expedir muito esforço e concentração para tirar seu carro da garagem não é mesmo? Lembre-se por exemplo quando você tirou sua carteira de motorista, você tinha que se concentrar muito para dar ré, olhar o retrovisor, não deixar o carro morrer, não errar o caminho, entre outras coisas, porém com o tempo esse comportamentos se tornaram simples e automáticos e hoje você consegue fazer tudo isso sem pensar e muitas vezes chega no seu destino e nem consegue se lembrar como que foi o percurso pois estava pensando em outras coisas, isso porquê você criou um hábito, e como hábito aquilo se torna automático.

Se você tem o objetivo de mudar um hábito ruim, mude a rotina desse hábito, como por exemplo: se quando você se sente estressado você sente uma vontade imensa de comer um doce ou fumar, o segredo é mudar o comportamento, troque o “comer um doce ou fumar” por outra coisa, como  comer uma fruta ou até mesmo tomar um café, praticar uma atividade física ou conversar com alguém. Com o tempo seu cérebro se acostuma com essa nova rotina e ela começará a se tornar automática, e o mais importante tenha fé, você é capaz de tudo, acredite que você possa ter controle da própria vida, e veja sua vida mudando. A mesma coisa se aplica caso você queira começar fazer uma dieta mas não sabe como. Pode parecer clichê o que falarei a seguir, porém colocar uma “recompensa” ajudará muito. Não entendeu? Vou te explicar: faça dieta nos dias úteis e como “recompensa” coloque um prêmio: comer o que quiser no sábado e/ou no domingo, com o tempo você se acostumará com isso e essa rotina se tornará um hábito, se tornando assim automática, e quando você menos esperar a dieta se tornará parte da sua vida.

Portanto, você deve entender que você tem o controle da sua própria vida, e nada é impossível se você decidir que irá fazer algo ou mudar um comportamento ruim, você só deve entender o que te leva ter aquele comportamento ruim ou seja, qual é a “deixa” que faz que você tenha aquele comportamento (como por exemplo: ficar ansioso, irritado, etc), a rotina posterior àquela deixa (como por exemplo: fumar, comer um doce, roer as unhas para acabar com a ansiedade, irritação, etc), e a recompensa que você tem após isso (como por exemplo: se sentir bem depois ter fumado, comido um doce, etc), se você conseguir mudar a rotina (como por exemplo trocar o ato de fumar por tomar um café) toda vez que tiver a deixa da ansiedade, com o tempo isso se tornará um hábito, e o sentimento de recompensa que você sempre sentiu quando fumava permanecerá porém agora com você apenas tomando uma xícara de café. Mantenham a deixa e a recompensa e mudem a rotina, dessa forma vocês transformarão seus hábitos ruins em  hábitos bons.

Paulo Ricardo Pellegrini
Formado pela "Fundação Armando Alvares Penteado" (FAAP) no ano de 2019, Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela PUC/SP e Mestrando em Direito pela PUC/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024