O ano de 2022 assim como os outros que passaram não foi nada fácil para os brasileiros, esse ano contou com diversos acontecimentos que trouxeram um grande reflexo ao Brasil e ao mundo. Desde “fim da pandemia”, guerra na Ucrânia, eleições presidenciais no Brasil até nova variante do Covid-19 e Copa do Mundo, com certeza, um ano de muitas emoções.
Se analisarmos o Brasil pelo contexto político veremos um País dividido majoritariamente entre esquerda e direita e uma minoria que não se enquadra em nenhuma das duas opções, divisão essa que trouxe ódio, guerra interna, rompimento de laços familiares e de muitas amizades. A pergunta que muitos de vocês devem estar se fazendo nesse momento é: o que o futebol tem a haver com isso? A resposta é simples e explicarei a seguir.
Com o fim das eleições presidenciais tivemos a derrota do atual Presidente Jair Messias Bolsonaro e a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, vitória essa que trouxe o descontentamento de muitas pessoas e a felicidade de muitas outras e infelizmente uma guerra interna entre direita e esquerda.
Com o início da Copa do Mundo tal rivalidade entre essas duas ideologias políticas aparentemente se apagou e vimos muitas famílias, amigos, se reunindo novamente para assistir os jogos do time do Brasil e torcer juntos para um propósito em comum: a vitória do Brasil na Copa do Mundo. Pessoas unidas em bares, restaurantes, casas de amigos e de familiares e todos, ou quase todos, utilizando a camisa do Brasil sem viés político, seja de esquerda ou de direita, com o intuito de torcerem juntos.
Admito não ser muito fã de futebol, porém, foi lindo ver o povo unido novamente, sem brigas e desentendimentos devido a ideologias distintas, por onde se passava era possível notar a felicidade no rosto de todos, festas, comemorações, o amor exalando, como se aquela guerra interna que havíamos passado já não existisse mais.
Agora com a derrota do time do Brasil na Copa do Mundo resquícios dessa guerra política que aparentemente havia sumido voltou a reaparecer, discussões nas redes sociais voltarem a tona, pessoas se afastaram novamente e o amor parece que desapareceu. O Brasil não precisa ser o País do Futebol apenas na Copa do Mundo, o Brasil precisa ser o País do Futebol a todo momento, pois um País unido é um País mais forte.
Portanto, podemos concluir que quando se trata de Copa do Mundo vemos um Brasil unido, exalando amor, força e alegria, e respeito ao próximo, por isso que se fala tanto que o Brasil é o País do Futebol, pois quando o assunto é Copa do Mundo, o povo se une, mas deveríamos ser o País do Futebol a todo tempo para que a união, o amor, o respeito e a alegria fossem presentes a todo tempo e dessa forma com certeza teríamos um Brasil melhor e mais evoluído. Brasil mostra tua cara!