Para realizar a análise de conteúdos jurídicos – como mensagens, imagens, vídeos, áudios, entre outros, correlacionando com os estudos psíquicos globais do indivíduo avaliado, uma das metodologias utilizada pela psiquiatria forense é a técnica de análise de conteúdo, especificamente a metodologia de Bardin.
A análise de conteúdo na perspectiva de Bardin é alcançada a partir de técnicas múltiplas, aplicadas a uma hermenêutica controlada, baseada na dedução: a inferência.
Essa forma de apreciação visa proporcionar uma leitura técnico-científica embasada e capaz de tornar quantificáveis aspectos qualitativos. Do mesmo modo, faculta a obtenção de conclusões específicas e fundamentadas, que foram obtidas a partir da compreensão ampla e aprofundada dos conteúdos presentes em determinada narrativa.
Uma das etapas da análise de conteúdo é a codificação, que corresponde a uma transformação dos dados brutos do texto, por recorte. Esse processo permite a construção de uma representação do conteúdo, ou seja, uma descrição exata das características pertinentes aos dados levantados.
A análise temática consiste em verificar os "núcleos de sentido", que compõem a comunicação em que a frequência de aparição, tem significado para o objetivo analítico escolhido.
O tema é entendido como uma unidade de registro, que corresponde a uma regra de recorte. Esse pode ser utilizado para compreender as motivações, atitudes, valores, crenças de tendências a respeito do sujeito avaliado.
O personagem pode ser escolhido como unidade de registro. Neste caso, é geralmente estabelecida a função das características ou atributos deste, através dos traços de caráter, papel, estatuto social, familiar, idade, profissão, vivências como sendo os principais e outros se tiver pertinência.
Os textos, fotos, gravações, notícias, livros e publicações em geral podem ser amplamente interpretados a partir desse tipo de metodologia, contribuindo para o entendimento unitário ou do todo, principalmente quando correlacionados a outros dados pertinentes, tanto quantitativos quanto qualitativos.