Sabemos que a pandemia acelerou o processo de transformação digital em boa parte das empresas do mundo, e claro, no setor jurídico também. Essa transformação acelerou alguns processos e fez com que algumas tendências jurídicas “chegassem antes” ao nosso dia a dia, por exemplo, o escritório digital.
No entanto, inovação não tem final. Sempre irá surgir algo novo e virão novas tendências.
Assim sendo, 2022 mal começou e já promete diversas tendências até o final do ano para o setor jurídico. Vejamos algumas delas.
1 - Mudança de mindset na advocacia
Desde o início da pandemia, os advogados e advogadas já estavam se tornando mais officeless, ou seja, estavam começando a se adaptar ao trabalho em casa. Com a pandemia, todos os profissionais da área foram obrigados, devido às normas sanitárias, a tornar sua profissão mais “caseira”, por assim dizer.
Com isso, muitos pensamentos dos profissionais também se modificaram, tanto em relação ao ambiente de trabalho, como em relação a gestão de pessoas na advocacia.
2 - Comportamento do consumidor
Não foi somente os profissionais que mudaram, mas os clientes também passaram a pensar e agir de outra maneira. Isso quer dizer que, agora, antes de ir direto ao ponto de compra, isto é, no caso de advogados de ir até o escritório ou ligar para o mesmo, o consumidor pesquisa sobre a reputação do profissional ou da empresa.
Ocorre que, com essa mudança de comportamento, as empresas também escolheram a se adaptar a elas. Desse modo, no caso de escritórios de advocacia, por exemplo, poderemos observar um aumento do uso do marketing digital jurídico, do UX para advocacia, do Legal Desing e da captação e tratamento de dados.
3 - Áreas do Direito
A cada ano ou período, as áreas do direito vão se modificando de acordo com oferta e demanda. Assim, apesar de muitas vezes algumas áreas se repetirem, é possível observar, que muitas novas atividades surgem constantemente.
Em 2022, por exemplo, espera-se que o Direito Digital seja uma das áreas de maior rentabilidade dentro do Direito.
4 – Tecnologia jurídica
Como apontamos, as tecnologias jurídicas ganharam espaço enorme após a pandemia. E não sairão da vida dos advogados e advogadas do Brasil. As tecnologias continuarão a surgir e estarão cada vez melhores.
Assim, trabalhar com tecnologia jurídica, seja direta ou indiretamente, é rentável hoje e será amanhã.
5 – Departamentos jurídicos
Já em relação aos departamentos jurídicos, podemos citar 3 tendências essencias da área para 2022. São elas:
- Legal Operations
- Departamento jurídico como parceiro de negócios
- Métricas
__________
Fonte: https://materiais.sajadv.com.br/relatorio-de-tendencias-juridicas-2022-lp