Migalhas de Peso

Como aumentar a sua produtividade no home office

Muitas pessoas perceberam que há dificuldades com o trabalho neste modelo.

29/11/2021

(Imagem: Arte Migalhas)

O modelo de trabalho em Home Office, adotado em escala global devido à pandemia do Coronavírus já não é mais uma novidade. Muitas empresas, inclusive, optaram por mantê-lo, ainda que as medidas restritivas já não sejam necessárias.

O Home office, no entanto, divide opiniões. Algumas pessoas acreditam que são muito mais produtivas quando estão em casa, e preferem poder acordar um pouco mais tarde, ou então, ter mais tempo para seu lazer.

Por outro lado, muitas pessoas perceberam, especialmente após dois anos de Home Office, que tiveram dificuldades com o trabalho neste modelo. Especialmente quando falamos em produtividade.

Ocorre que, mesmo os amantes do Home Office podem ter problemas com relação a produtividade, afinal, trabalhar em casa traz consigo o risco de maiores distrações.

Assim, elaboramos 5 dicas para alavancar a produtividade no Home Office.

1.Tenha um ambiente de trabalho

Quando estamos em casa, a tentação de trabalhar em cima da cama ou no sofá é grande. No entanto, esse é um fator que pode influenciar muito no seu foco no trabalho. Desse modo, a melhor opção para alguém que está trabalhando de casa é manter um ambiente próprio para isso.

Com um ambiente específico, o seu cérebro entende que quando você está ali, precisa se manter focado em algo. Veja, aqui não estou dizendo que você precisa manter um cômodo da sua casa para o trabalho. O "espaço”, de trabalho pode ser um canto da sua mesa de jantar ou uma escrivaninha no seu quarto. O ponto é ter um ambiente onde você se sente apropriadamente para suas atividades profissionais.

2. Utilize técnicas para produtividade (Pomodoro, Kanban, Scrum, GTD...)

Utilizar técnicas e metodologias ágeis para o trabalho é uma excelente maneira, não só de manter o foco, mas também de acompanhar o nível de sua produtividade. Por exemplo, você pode utilizar a técnica de pomodoro, que diz que você deve fazer um intervalo do trabalho a cada 25 minutos. Muitas pessoas, inclusive, preferem fazer essa técnica de outra maneira, por exemplo, uma pausa a cada 1h30. Não importa o tempo, o que importa é que, fazer pequenas pausas pode ajudar sua mente a trabalhar melhor.

Além disso, você pode utilizar também o Kanban, onde você organiza suas atividades, bem como o Get Things Done (GTD) e o Scrum.

3. Plataformas de chamadas de vídeo

Com a pandemia, essas plataformas ficaram muito populares. Portanto, hoje já não é mais novidade falar de um programa que permita realizar reuniões online. Apesar disso, essa é uma atividade que não pode deixar de ser lembrada quando falamos em aumento de produtividade. A possibilidade de realizar reuniões de qualquer lugar dá aos colaboradores a vantagem de não perder tempo com deslocamentos.

4. Mantenha seu horário de trabalho

Manter o horário fixo de seu trabalho, além de evitar atrasos em entregas importantes, evita a sobrecarga, já que, o horário de entrada e saída impõe limites. Quem nunca foi solicitado de uma atividade em horário diferente do seu de trabalho? Manter seu horário permite que as pessoas saibam sua disponibilidade, bem como, evita que você trabalhe muito além do seu horário correto.

5. Utilize sistemas de gestão ou que facilitem as atividades

Utilizar sistemas que facilitem o dia a dia de trabalho é importantíssimo, especialmente para pessoas que possuem muitas demandas. Uma ferramenta que automatize trabalhos mecânicos pode ser a solução para a melhoria e aumento da velocidade das entregas de determinado profissional.

Isso poque, além do uso da tecnologia para certas atividades, a automatização permite mais tempo para atividades intelectuais, ou seja, o colaborador se dedica mais a projetos que exigem a inteligência subjetiva humana. No caso da advocacia, por exemplo, enquanto um robô faz a captura de intimações, o advogado pode já trabalhar na elaboração de teses.

Ou seja, evita-se assim a sobrecarga de trabalho e as atividades passam a ser feitas com mais eficiência e qualidade.

Athena Bastos
Mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

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