Migalhas de Peso

Um ano de medidas restritivas: um ano de superação e aprendizado

Seguiremos sempre lutando e oferecendo o melhor serviço para a sociedade.

16/3/2021

(Imagem: Arte Migalhas.)

Em março de 2020, eram adotadas no país as primeiras medidas de isolamento social, com determinações que restringiam a circulação para se evitar a contaminação pelo então novo coronavírus. Comércio, empresas e escolas foram fechados. Lutando contra um inimigo ainda pouco conhecido, as pessoas se isolaram em suas casas e as ruas ficaram desertas. Mas nós não podíamos parar e não paramos. Ao longo dos últimos 12 meses, o 15º Ofício de Notas continuou atendendo a sociedade e encontrando maneiras de superar as dificuldades impostas pela pandemia da covid-19.

Assim como outros serviços essenciais, precisamos nos reinventar e descobrir novas maneiras de continuar olhando pela população. É nos cartórios que se institucionalizam os desejos de pessoas físicas e jurídicas. Uniões estáveis, divórcios, compra e venda de imóveis, testamentos, entre inúmeras outras iniciativas, só têm valor depois de passarem pelos serviços notariais. Para melhor atender a todos, aumentamos nossa equipe com a contratação de 53 novos colaboradores.

Criamos no 15º Ofício o serviço de drive thru, para que os clientes pudessem ser atendidos em seus carros, reduzindo riscos de contaminação. Até uniões estáveis promovemos neste formato, imaginam? Ficamos felizes em registrar o grande crescimento desta ferramenta legal mostrando que muitos casais, em meio a tantas incertezas, encontravam um pouco de segurança em suas relações. Investimos ainda no sistema de delivery, indo com nossos serviços até onde estava isolado quem precisava de nós.

Ao mesmo tempo que o mundo parou, iniciativas há muito aguardadas foram aceleradas. Em maio, dois meses após o início das medidas restritivas de circulação, a Corregedoria Nacional de Justiça institucionalizou a atividade notarial brasileira no meio digital. Os cartórios brasileiros entraram no século XXI e, logo nos primeiros dias após a publicação do texto, fizemos a primeira escritura de compra e venda do Rio de Janeiro totalmente digital.

Neste ano de tantos desafios, a sociedade como um todo exercitou também a sua capacidade de cuidar do outro, tendo a solidariedade e a empatia como suas principais ferramentas. O 15º Ofício de Notas esteve à frente de iniciativas como a campanha que distribuiu mais de seis mil sabonetes em comunidades carentes da cidade. Também angariamos e compartilhamos com as pessoas mais necessitadas, alimentos e roupas. Mesmo depois que esse difícil momento passar, precisamos seguir adiante com o olhar voltado para o bem de todos.

Olhando os últimos 12 meses em retrospectiva, vemos sofrimento e dor. Mas também nos deparamos com muita resiliência, luta e solidariedade. O 15º Ofício de Notas mostrou durante todo o tempo que está junto da população, mesmo quando há necessidade de distanciamento. E assim continuaremos. Seguiremos sempre lutando e oferecendo o melhor serviço para a sociedade.

Michelle Novaes
Tabeliã substituta do 15º Ofício de Notas.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024