Migalhas de Peso

Advocacia século 21 - Cultura digital e a disciplina das organizações

Um pré-IA bem feito e estruturado permite uma base de desenvolvimento de sucesso das inúmeras soluções na vida de uma organização.

25/10/2019

Mais que um tema da moda, a experiência digital de uma empresa pode ou não se transformar numa cultura digital dessa mesma organização.

Explico.

Cultura Digital não se resume a digitalizar todos os seus processos, documentos, políticas e até as relações com clientes, fornecedores, consumidores e mercado em geral. Não são poucos casos em que uma análise das estruturas e processos das organizações demonstram apenas um estágio de digitalização.

Um site aqui, um aplicativo ali, extensa participação nas mídias sociais, apoio às comunidades e projetos sociais, dentre várias iniciativas e estruturas que, embora válidas, necessárias à consecução dos valores, princípios e metas da organização, apenas e tão somente traduzem sua cultura geral.

Olhando apenas para os processos de produção e ciclos de controles, já há algum tempo existe o sonho do controle absoluto e da governança total.

Vejam os contratos por exemplo. Eles são a base de tudo o que uma organização compra e vende de uma forma geral. Embora existam iniciativas de padronização e modelos, poucos casos atingem níveis operacionais eficientes, já que lhes falta sedimentação na cultura dos componentes da organização na aderência e conduta homogênea nessa operacionalização de modelos e padrões.

Isso gera a crescente inconsistência de bancos de dados extensos de contratos que, na maioria dos casos, não possuem os requisitos mínimos de existência, validade e eficácia jurídica por estarem em branco, ou sem quaisquer assinaturas ou, ainda, não correspondem com o modelo fornecido ao usuário final.

Mais uma vez precisamos alertar que uma base de dados nessa situação não permite um desenvolvimento de plataformas autônomas de processamento, a etapa que chamamos pré-Inteligência Artificial (o pré-IA), que tem como fundamento básico e elementar que tudo aquilo que for disponibilizado através dessa plataforma seja necessariamente padronizado e pré-concebido pela própria organização.

Para tanto, faz-se necessário um alinhamento de governança na própria organização, estabelecendo a utilização de padrões alinhados e validados pelos usuários finais, ou seja, vendas, marketing, compras, suprimentos, etc. a fim de que o consenso seja no modelo, isto é, possa ser cristalizado nessa fase pré-IA.

Não é preciso lembrar que qualquer implantação de IA no momento envolve custos elevados e muita energia das organizações. Um pré-IA bem feito e estruturado permite uma base de desenvolvimento de sucesso das inúmeras soluções na vida de uma organização.

____________

*Christian Cardoso de Almeida é sócio do escritório Trigueiro Fontes Advogados.

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024