Problemas de conectividade com a internet é uma reclamação recorrente das empresas. Não conseguir entrar em sites, plataformas e drives são obstáculos que diminuem a capacidade produtiva dos colaboradores, gerando estresse e perda de tempo hábil. Para ajudar você e o seu negócio a terem uma estabilidade em sua conexão com a internet, elaboramos este artigo, fundamental para aumentar sua eficiência e auxiliá-lo a escolher o melhor plano de internet para sua empresa.
Conhecendo as redes
Desde o modem discado, famoso no Brasil no início dos anos 2000, diversas plataformas de conexão foram desenvolvidas. Atualmente, o panorama é de multiplicidade, com as redes LTE, 3G/4G, Wi-Fi, WiMax, ad-hoc e de cabeamento sendo utilizadas nas principais companhias do mundo. Algumas delas são melhores que as outras em quesitos específicos, o que deve levar você a listar quais as prioridades de uso da sua conexão.
Identificando suas necessidades
Sua expectativa é navegar pela internet e usar o e-mail ou precisa de Drives, backups periódicos, aplicações ERP, CRM e Nuvem? Além disso, vai hospedar seus dados em servidores externos ou pretende ter uma central na empresa? Qual o seu capital de investimento nessa área? Vai usar roteadores? Links dedicados? Quanto tempo o seu negócio pode ficar sem conexão?
Essas questões são determinantes para uma decisão sábia sobre qual rede e provedor escolher para o seu negócio – E elas não são simples. Antes de contratar um link dedicado, você precisa ter a certeza do seu consumo real de internet e as suas principais necessidades tecnológicas. Por isso, a consultoria de uma empresa especializada e o investimento em um Suporte de TI de qualidade são os pilares para o sucesso da sua estrutura de TI.
Dicas de uso
Enquanto você ainda não estipulou qual será a conexão da sua empresa, existem conselhos práticos que podem dinamizar sua rede:
- Redução do número de abas abertas: Pode parecer que não, mas quanto mais guias abertas no seu navegador, mais lenta a sua conexão fica. O uso dos dados se ramifica em várias direções, impedindo um foco direto no que realmente importa para você no momento. Ao terminar uma pesquisa, é aconselhável o fechamento da aba.
- Atualize seus aparelhos: Mesmo que não sejam recentes, seus equipamentos sofrem atualizações constantes de seus desenvolvedores em prol de melhor segurança e conectividade, principalmente. Não pare de realizar os processos de evolução do seu aparelho, pois várias aplicações de rede costumam ser alavancadas em cada um deles.
- Tenha senhas fortes: Ladrões de sinal são comuns. Esses hackers costumam funcionar como sanguessugas, retirando velocidade e agilidade da sua rede para uso próprio, dificultando acessos e processamentos. É sugerido, então, uma renovação periódica de suas senhas e a disseminação dessa informação apenas entre os colaboradores.
- Reinicie seu roteador: Uma das perguntas mais ouvidas quando ligamos para as centrais de atendimento é se já desligamos e ligamos o aparelho de internet. O operador não diz isso por descaso – muito pelo contrário! Roteadores, quando estão em uso contínuo, podem travar por causa do superaquecimento. Reinicia-lo manualmente, portanto, é uma recomendação com embasamento técnico, assim como deixá-lo desligado quando não houver qualquer utilidade de conexão, o que pode melhorar gradualmente sua conexão e aumentar a vida útil do dispositivo.
- Teste sua velocidade de internet: não fique apenas na dúvida se a sua conexão está abaixo do normal. Nesse caso, você pode utilizar algum tipo de teste de velocidade através de ferramentas online. Seguem algumas opções:
- SpeedTest: https://www.speedtest.net/pt
- Fast: https://fast.com/pt/
- Teste de Velocidade: https://www.teste-de-velocidade.com/
- TestMy: https://testmy.net/
_________