A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou, em 7/3/19, a consulta pública 8/19, para obter subsídios e informações adicionais à minuta do edital para futura chamada pública visando à contratação de capacidade de transporte no Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). O Gasbol é responsável pelo fornecimento de gás natural para sete distribuidoras localizadas nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, totalizando, aproximadamente, 1,2 milhões de consumidores residenciais, 18 mil consumidores comerciais e 2 mil consumidores industriais.
A Consulta Pública terá duração de 30 dias, até 4 de abril. Neste período, os documentos e procedimentos ficarão disponíveis no portal da ANP. Ao final desse prazo, haverá a uma audiência pública, marcada para 10 de abril, a ser realizada das 13h30min às 18h no Escritório Central da ANP, na Avenida Rio Branco, 65, 13º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ.
Trata-se de medida de grande relevância para o setor de gás natural, com atração de novos players e introdução de maior competição no mercado. Aguardam-se, com grande expectativa, os resultados da iniciativa da ANP.
___________
*Rodrigo Machado é advogado do Madrona Advogados.
*Fernando Gallacci é advogado do Madrona Advogados.