Um e-mail diz que você ganhou um milhão de reais! O outro traz uma mensagem de autoajuda com palavras do papa! Não se iluda, ambos são o que chamamos de Spams (mensagens eletrônicas não solicitadas pelo usuário e que têm como objetivo a divulgação em massa de algum conteúdo ou vírus de computador). Essa prática, quando eficaz, pode danificar aparelhos e criar vulnerabilidades de segurança nos dados da sua empresa.
A Penso Tecnologia, para ajudar você com a prevenção dos problemas relacionados aos Spams em seu e-mail corporativo, listou algumas soluções práticas para esse combate. Confira-as a seguir:
Fique atento – Não divulgue seu e-mail em qualquer site
O seu e-mail não deve ser exposto na internet. Mantenha-se sempre atento às políticas de privacidade dos sites em que realizar cadastros. Além de não fornecer dados caso haja desconfiança acerca da idoneidade da plataforma em questão.
Esteja também ciente de que diversas promoções em websites são falsas, plantadas apenas com o propósito de coletar suas informações. Sorteios de carros, celulares e outros bens, costumeiramente, são golpes dessa finalidade. Precaução é a ferramenta essencial nesse processo.
Cuidado com Opt-In e Opt-Out
Opt-In é a permissão do envio de mensagens do site para você, recurso encontrado geralmente em sites de notícias. Apesar da intenção positiva de informá-lo o mais rápido possível da matéria disponível, seu e-mail será arquivado e poderá ser comercializado ou usado para o mercado spammer.
Já o Opt-Out é o descredenciamento quando se recebe um Spam advindo dessas mensagens instantâneas. Ao sair dessa linha de distribuição, você acaba validando aos spammers que o seu e-mail é genuíno, criando uma maior demanda sobre ele.
Em dia – Mantenha antivírus e firewall atualizados
Spammers costumam usar redes zumbis (computadores com softwares maliciosos) para enviarem as mensagens virais. Com sua máquina segura, você impede que ela seja mais um ativo dessa rede, bloqueando uma via de disseminação do problema.
O óbvio – Marcação de Spam
Ignorado pela maioria dos usuários, o botão para denunciar um e-mail Spam é uma ferramenta valiosa e prática. Você identifica para toda a comunidade a perversidade dessa mensagem e marca o emissor como spammer, bloqueando futuros contatos.
Mais um problema das redes sociais
Em grupos de interesses em comum, mais corriqueiros no Facebook, para socializar e criar amizades também em outras plataformas, o e-mail acaba vazando nessas publicações abertas, sendo um prato cheio para pessoas mal-intencionadas. Esteja ciente dessa atitude e, caso queira interagir com membros específicos, utilize as mensagens pessoais, sempre com quem você confia.
O próprio Facebook vive uma crise com vazamento de dados, com seu CEO, Mark Zuckerberg, tendo que depor diante da Corte norte-americana sobre o caso. Portanto, nada melhor que nos mantermos alertas sobre o que divulgamos na rede.
E a Penso?
Por sermos a melhor e mais segura empresa para administrar e implementar seu e-mail corporativo, nós, da Penso, apresentamos a vocês nosso portfólio que conta com as duas principais opções de e-mail corporativo do mercado nacional: o Pensomail Exchange e o PensoMail Zimbra! Acesse cada um deles e descubra como podemos mudar o seu sistema de TI para aumentar sua produtividade e eficiência. Leia mais artigos e cases da Penso em nosso blog.
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