Migalhas de Peso

Advogar pela sociedade e pela democracia

Em momentos em que se estimula até mesmo a justiça sumária, a atuação firme da advocacia é fundamental e o respeito às prerrogativas profissionais torna-se imprescindível.

13/8/2018

Advogar é estar presente nos momentos mais difíceis. É lutar pela prevalência dos mecanismos de garantia dos direitos da ampla defesa, da presunção de inocência e do devido processo legal, mesmo quando eles parecem estar esquecidos ou mesmo negligenciados.

O Dia da Advocacia é a celebração daquela que é a voz constitucional da sociedade, daqueles que são indispensáveis à administração da justiça nos termos da Constituição Federal.

Em momentos em que se estimula até mesmo a justiça sumária, a atuação firme da advocacia é fundamental e o respeito às prerrogativas profissionais torna-se imprescindível.

Justamente por este motivo, é importante que tenhamos como norte em nossa atuação a busca pela aprovação, em caráter definitivo, do projeto que criminaliza a violação de prerrogativas da classe, fortalecendo a atuação daqueles que trabalham em busca de Justiça.

Neste ano emblemático, em que em breve iremos novamente escolher aqueles que representarão os anseios da sociedade, é importante que cada eleitor tenha em mente que o combate à corrupção nasce junto com a definição do voto e dos caminhos que quer ver nosso país trilhar. O momento é de transformação, para construirmos uma nova nação, livre da crise ética e moral, sem precedentes, que estamos presenciando.

Temos o poder e o dever de escolher e fiscalizar os eleitos, para que possamos superar os percalços colocados no caminho da tranquilidade democrática e para que os compromissados com o desenvolvimento do país mantenham coerência ao longo de seus mandatos.

A OAB seguirá atuando pela união da advocacia brasileira, pela defesa da Constituição, da sociedade e do Estado Democrático de Direito. Mais do que uma promessa, trata-se de uma filosofia da qual não nos distanciaremos jamais e que cumpriremos sempre, com muita determinação.

______________________

*Claudio Lamachia é presidente nacional da OAB.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

4/11/2024

É constitucional a proposta de “só preto pode falar”?

5/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024