As eleições no Brasil são uma prioridade para o Facebook e estamos comprometidos em proteger a plataforma contra abusos ao mesmo tempo em que amplificamos os efeitos positivos dela. Estamos trabalhando muito para evitar que pessoas mal-intencionadas utilizem a desinformação para prejudicar o processo democrático e realizamos mudanças importantes para trazer novos padrões de transparência aos anúncios, especialmente quando esses anúncios possuem conteúdo político. Também criamos produtos de engajamento cívico para ajudar as pessoas a terem voz ativa nos seus governos todos os dias – não apenas no dia das eleições.
Veja a seguir as iniciativas que desenvolvemos especificamente para o Brasil em preparação para as eleições de outubro:
Agindo contra pessoas mal-intencionadas – Nos últimos meses, removemos contas inautênticas que violam nossas políticas e são frequentemente usadas por pessoas mal-intencionadas para ocultar atividades ilícitas. Este é um esforço contínuo para nós no Facebook.
Transparência de anúncios – Estamos dando passos significativos para trazer mais transparência aos anúncios e Páginas no Facebook. Em junho, lançamos a possibilidade de as pessoas verem todos os anúncios que uma Página está veiculando no Facebook e no Instagram, mesmo que esses anúncios não tenham aparecido em seu Feed de Notícias. Você também pode saber mais sobre as Páginas, mesmo que elas não anunciem. Por exemplo, você pode ver quaisquer alterações de nome recentes e a data em que a Página foi criada. Todas as Páginas agora têm uma seção "Informações e anúncios" no menu à esquerda, onde todos os anúncios ativos são exibidos. Quando se trata de anúncios políticos, queremos ser ainda mais transparentes – e o Brasil é o segundo país do mundo onde estamos lançando marcações que informam às pessoas quem pagou pelos anúncios relacionados à política, além da ferramenta Biblioteca de Anúncios, que hospedará por 7 anos os anúncios relacionados à política.
-
Registro para veicular Anúncios relacionados à política, incluindo propaganda eleitoral – a partir de 31 de julho, os anunciantes no Brasil poderão se registrar no Facebook para marcar seus anúncios como eleitorais. Eles precisarão passar por autorizações para realizar essa ação;
-
Propaganda Eleitoral no Brasil – a partir de 16 de agosto, os anunciantes poderão usar um rótulo de propaganda eleitoral no Brasil;
-
Biblioteca de Anúncios para anúncios relacionados à política, incluindo propaganda eleitoral – também a partir de 16 de agosto, qualquer pessoa poderá ver todos os anúncios eleitorais – ativos e inativos – em uma biblioteca que será lançada no Brasil. Os brasileiros verão quais anúncios foram marcados pelos anunciantes nessa categoria. A biblioteca também mostrará a imagem e o texto dos anúncios, além de informações adicionais, como o valor aproximado gasto e as informações sobre o público demográfico impactado por cada anúncio.
Cooperando com autoridades – Temos trabalhado proativamente com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil e com os Tribunais Regionais Eleitorais para ajudar a garantir a integridade das eleições. Reconhecemos a importância de trabalhar com as autoridades locais para incentivar a participação cívica nas eleições. Com isso em mente, assinamos no início de julho um memorando de entendimento que inclui nosso compromisso de combater a desinformação, além de apoiar projetos de fomento à educação digital e iniciativas que promovam o jornalismo de qualidade e iniciativas que promovam o jornalismo de qualidade.
Desinformação – No Facebook, estamos comprometidos em conter a disseminação de conteúdo de baixa qualidade e garantir que as pessoas saibam identificar fontes de notícias confiáveis. Algumas das medidas que já adotamos para isto são as parcerias que estabelecemos com organizações especialistas, o apoio a projetos locais de news literacy, e campanhas de educação que promovemos para apoiar o consumo de informações de qualidade.
-
No Brasil, nós financiamos as iniciativas abaixo para ajudar as pessoas a tomarem decisões mais informadas a respeito do conteúdo que elas consomem:
-
Vaza, Falsiane! – o projeto é um curso online gratuito que busca apoiar as habilidades de interpretação de notícias, incentivar uma análise crítica das fontes de informação e contribuir para a qualidade do debate no Facebook.
-
Fátima – o bot Fátima conversará com pessoas pelo Messenger para auxiliá-las no processo de verificação de conteúdo online.
-
Lupe – um projeto para checar as declarações dos candidatos nas eleições presidenciais deste ano, desmentir rumores e que desenvolverá um chatbot para responder a perguntas de pessoas no Messenger, com base no banco de dados da agência Lupa.
-
Em maio, lançamos nosso programa de verificação de fatos no Brasil. Fizemos uma parceria com as reconhecidas agências de checagem de fatos da Agência Lupa, Aos Fatos e Agence France-Presse (AFP) para revisar as notícias no Facebook, verificar seus fatos e avaliar sua precisão. Quando eles marcam uma história como falsa, mostramos menos esse conteúdo no Feed de Notícias, reduzindo significativamente sua distribuição.
Promovendo engajamento cívico – Como parte do nosso trabalho contínuo para ajudar a construir uma comunidade informada e engajada, também estamos lançando produtos que tornam mais fácil para os eleitores se informarem antes das eleições.
-
Aba "Temas" – Lançamos recentemente a aba Temas em Páginas com conteúdo político para que as pessoas conheçam mais sobre a visão de políticos em temas como educação, emprego, segurança e economia.
-
Registro de Eleitores – Em maio, nós rodamos no Brasil um lembrete para o Registro de Eleitores no Feed de Notícias.
-
Town Hall – Nós lançaremos o recurso Town Hall no Brasil antes das eleições, o que permitirá que as pessoas localizem, sigam e contatem seus representantes.
-
Informed Voter Button – Antes das eleições, os brasileiros verão o Informed Voter Button, que redireciona as pessoas para a Página das autoridades eleitorais com informações úteis.
-
Megafone – No dia das eleições, as pessoas verão uma mensagem no Feed de Notícias, lembrando sobre a votação, e também vinculando informações sobre locais de votação.
___________
*Katie Harbath é diretora global de engajamento com políticos e governos do Facebook.