E então, como explicar isso? Que atração é essa que as pessoas exercem sobre os outras e que as coloca em maior evidência? É possível que ela seja desenvolvida ou já "vem de fábrica"? É disso que iremos tratar neste artigo.
A palavra carisma vem do grego "charis" que significa dom ou graça. Um líder carismático é alguém atraente, simpático e confiável. É uma pessoa assertiva, autêntica, inspiradora e calorosa, que faz questão de ouvir os outros e tem um charme singular que puxa os outros para si.
Portanto, é excelente ser carismático na advocacia, ainda mais quando você está em um cargo de liderança. Quando se tem carisma, as pessoas são atraídas por suas ideias, confiam em sua opinião e são mais propensas a serem influenciadas por você. E é claro que isso tem um impacto direto no seu papel de inspirar, motivar e gerir pessoas.
O carisma nada mais é do que um conjunto de traços e comportamentos que unidos transformam uma pessoa em uma personalidade magnética e envolvente. Pesquisas mostram que um indivíduo pode aprender e aperfeiçoar essas características. E como fazer isso? É o que trataremos agora.
1. Linguagem Corporal e Presença
Primeiramente, é fundamental que você se atente a sua linguagem corporal. Sem dizer uma palavra, a linguagem corporal correta pode transmitir força, calor e simpatia.
Comece por ficar de pé, com os ombros para trás e a cabeça erguida. Uma boa postura não só faz você parecer mais confiante e no controle, como também lhe faz se sentir desta maneira.
Pesquisas mostram que pessoas carismáticas tendem a ser muito positivas, então faça o melhor para manter este mindset também.
Já a presença é algo diferente da linguagem corporal. Ela tem a ver com a qualidade da sua atenção. Quando você tem presença, dedica toda a sua atenção à pessoa com quem está interagindo e não deixa sua mente vagar por outro lugar. Você coloca o seu foco em seu interlocutor, fazendo-o se sentir especial.
Para desenvolver a presença, comece a exercitar a sua escuta ativa. Quando alguém estiver falando, dedique toda a sua atenção ao que a pessoa está dizendo e não se preocupe com o que você vai dizer a seguir. Faça todo esforço para ficar no momento presente e permaneça atento. Você pode se surpreender com o impacto que isso tem em seus relacionamentos.
2. Ajude os outros a se sentirem bem
Líderes carismáticos fazem os outros se sentirem bem. Ao invés de se concentrarem apenas em seu próprio sucesso, eles gastam tempo e energia desenvolvendo os outros. Ao ajudar as pessoas ao seu redor, você cria um ambiente positivo para o qual elas são naturalmente atraídas. É importante aprender a reconhecer também. Comece a fazer elogios sinceros ou a demonstrar a sua gratidão, quando os outros realizarem algo de bom.
Um sorriso genuíno, quando apropriado, também pode ajudar as pessoas se sentirem bem.
Vale dizer que a sinceridade é fundamentalmente importante no desenvolvimento do carisma. As pessoas percebem se você está sendo genuíno ou apenas fingindo ser legal. Certifique-se de ser autêntico em todas as suas atitudes.
3. Inteligência Emocional e Empatia
Existe uma forte ligação entre a inteligência emocional e o carisma. Líderes com alta inteligência emocional estão conscientes de suas próprias emoções, bem como das emoções daqueles ao seu redor. Essa consciência permite que eles se autocontrolem sob pressão e possam dar às pessoas o que elas precisam emocionalmente.
A empatia é uma parte importante disso. Quando você é capaz de entender as perspectivas, desejos e necessidades dos outros, você abre as portas para uma maior compreensão e conexão.
Desenvolver empatia e inteligência emocional, mantendo suas emoções sob controle, especialmente quando você está cansado ou estressado, é ponto essencial. Além disso, preste atenção aos outros. Aprendendo mais sobre linguagem corporal e realmente escutando o que dizem, você será capaz de identificar o que desejam e precisam. Assim, conseguirá ter atitudes apropriadas.
4. Autoconfiança e Assertividade
Líderes carismáticos são autoconfiantes e assertivos.
Comece focando na sua autoconfiança. Você pode desenvolvê-la, descobrindo os seus pontos fortes e colocando-os mais em prática em seu trabalho. A partir daí, estabeleça pequenas metas a serem atingidas e vá, aos poucos, aumentando os seus desafios. À medida que for alcançando resultados positivos, irá se sentir mais motivado e aprenderá as habilidades necessárias para realizar o seu trabalho com eficiência. Isso trará impactos diretos na sua autoimagem.
Além disso, desenvolva suas habilidades de falar em público para que você possa demonstrar clareza e confiança diante de um grupo.
Em relação à assertividade é você saber comunicar os seus desejos e necessidades, sem descuidar dos outros. Quando você é assertivo, demonstra poder pessoal, mas usa esse poder com gentileza, respeito e dignidade.
Assertividade e autoconfiança andam de mãos dadas. Depois de construir sua autoconfiança, você pode trabalhar com a assertividade, reconhecendo seus desejos e necessidades em todas as situações e também reconhecendo os das outras pessoas.
Portanto, trabalhe no desenvolvimento da empatia, autoconfiança e assertividade. Esteja ciente do que a sua linguagem corporal está dizendo e faça o melhor para dar às pessoas um sorriso genuíno quando estiver por perto. Desta forma, terá resultados muito mais interessantes com a sua equipe, desenvolverá a sua carreira de forma positiva e será uma pessoa verdadeiramente carismática.
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