No dia 22 de fevereiro foi apresentada a versão preliminar do novo Plano Mestre do Porto de Santos. O evento, voltado à exposição da metodologia de trabalho adotada e os resultados atingidos, representou um primeiro diálogo com os interessados.
O Plano Mestre é um instrumento de planejamento estratégico de Estado, elaborado pela Secretaria de Portos e voltado à unidade portuária, considerando as perspectivas da política nacional para o setor. Tem por escopo direcionar as ações, melhorias e investimentos de curto, médio e longo prazo no Porto e em seus acessos.
Embasada nas metas e estratégias previstas no Plano Mestre, a Administração Portuária deverá preparar o novo PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento), que projetará as atividades do Porto sob um aspecto operacional.
A versão preliminar do novo Plano Mestre de Santos foi elaborada em parceria pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trouxe um diagnóstico do Porto com enfoque em seis linhas gerais, a saber:
i. previsão de demanda;
ii. avaliação operacional;
iii. acesso ao Porto;
iv. meio ambiente;
v. interação Porto-cidade e;
vi. gestão da autoridade portuária.
Por meio do diagnóstico desse temário, foram expostas previsões e propostas metas de eficiência, organização e expansão portuária.
A versão preliminar do documento será disponibilizada para análise no site da Secretaria Nacional de Portos e estará aberta para contribuições da sociedade. Trata-se de oportunidade para colaborar com a formação das diretrizes que nortearão as atividades do principal porto do país.
______________