Migalhas de Peso

A construção da autoridade na advocacia

Toda vez que o assunto em pauta é o empreendedorismo jurídico ou dicas para alavancar a carreira de um advogado, um dos temas com mais destaque e peso é a necessidade da construção da autoridade, afinal, ela implica diretamente na abertura de novas portas, no aumento da credibilidade e na conquista de clientes.

7/3/2018

A construção da autoridade se dá com o posicionamento do nome e marca no mercado, baseado num de serviço ou produto de qualidade. Podemos utilizar como exemplo grandes empresas conhecidas por todos como a Apple e a Coca-Cola, que edificaram suas marcas com produtos de extrema qualidade, tornando-se referência naqueles segmentos.

Desta forma, construir autoridade na advocacia significa construir a imagem do advogado como referência de qualidade em algum tema, de forma a transmitir confiança e domínio sobre ele.

O simples fato de alguém ser considerado como autoridade, gera no seu público-alvo uma preferência automática, de modo que o cliente sempre lembrará primeiro daquela pessoa quando tiver qualquer demanda relacionada aos assuntos que ela domina.

Sendo assim, para que a autoridade seja construída, o advogado precisa pôr em prática os passos a seguir:

Segmentação

O primeiro passo para a construção da autoridade é a segmentação do seu público-alvo.

Ninguém pode ser excelente atuando em todos os nichos de mercado, por isso é extremamente importante definir o perfil do seu cliente e a sua área de atuação. Quanto mais subnichos definidos, melhor para maior precisão na segmentação, o que vai acarretar em clientes mais qualificados e com potencial de fidelização bem maior do que os demais.

Especialização

Não é possível ser autoridade sem ser especialista e ter conhecimento técnico da área de atuação definida. É preciso investir em educação, especialização, atualização e bons livros para estar preparado, produzir conteúdo de qualidade e gerar resultados. Autoridade significa competência.

Produção de Marketing de conteúdo

Já não é novidade que sem a utilização de ferramentas de marketing on-line e off-line fica muito mais difícil alcançar o público e divulgar um trabalho. Além disso, é preciso levar em consideração que o Código de Ética da OAB veda diversas formas de publicidade e marketing que devem ser respeitadas, por isso, a produção de conteúdo informativo é a forma mais eficaz para a divulgação da atuação dos advogados, dentro das formas permitidas pela Ordem.

A produção desse marketing de conteúdo faz com que os potenciais clientes encontrem nas publicações a forma de solução para a situação enfrentada por ele, trazendo a satisfação com a confiabilidade almejada.

Para a produção desse conteúdo é extremamente importante se atentar para a utilização de linguagem simples e de fácil entendimento, já que o público alvo daquele conteúdo é composto por pessoas que não detém conhecimento técnico jurídico. Além disso, deve haver constância nas publicações para que a autoridade seja sempre ratificada no subconsciente do cliente.

Networking

Ser bem relacionado é essencial para difundir a imagem de uma autoridade, pois além de ser impactante ser indicado a um cliente por alguém que também é autoridade, o networking abre portas para diversas outras formas de divulgação do trabalho, através de pessoas que já o conhecem a atestam a sua qualidade.

Cuidado com a imagem pessoal / comportamento

A imagem pessoal deve estar sempre ligada com a mensagem que a pessoa quer transmitir para os outros, dessa forma, se o advogado deseja ser visto como autoridade, deve se comportar como tal, falando e vestindo-se adequadamente para as ocasiões, transmitindo a visão, a missão e os valores que movem a sua atividade profissional.

Resultados

A melhor forma de demonstrar a autoridade alcançada é a apresentação de resultados. Eles, por si só, já demonstram a capacidade e qualidade do trabalho prestado e fazem com que a satisfação do cliente seja divulgada para seus amigos, parentes, colegas e conhecidos, de modo a ratificar a excelência e confiabilidade do advogado.

Ser autoridade não significa ter muitos anos de vida ou muito tempo de experiência, mas esse status não é conquistado de uma hora para a outra – demanda uma construção minuciosa e detalhista, que implica em muito trabalho, dedicação e estudo.

______________

*Gabriela Macêdo é advogada corporativa. Especialista em Direito Imobiliário e Processo Civil. Colaboradora do blog.avisourgente.com.br da Aviso Urgente.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025