Migalhas de Peso

O segredo do sucesso

O homem moderno busca incessantemente o sucesso e a felicidade, que são objetivos a serem atingidos de uma forma ou de outra. O sucesso pode significar algo diferente para cada um de nós, apesar das aspirações humanas. Há pessoas que atingem o sucesso, mas não são felizes e outras são felizes com o que possuem, sem atingir o que se poderia denominar de “sucesso”. Mas, o que é o sucesso?

5/7/2006

 

O segredo do sucesso

 

Olavo A. Arruda D'Cãmara*

 

Aquele que deseja tingir o sucesso e a felicidade, deve ter metas!

                                                          

O homem moderno busca incessantemente o sucesso e a felicidade, que são objetivos a serem atingidos de uma forma ou de outra. O sucesso pode significar algo diferente para cada um de nós, apesar das aspirações humanas. Há pessoas que atingem o sucesso, mas não são felizes e outras são felizes com o que possuem, sem atingir o que se poderia denominar de “sucesso”. Mas, o que é o sucesso?  As pessoas devem buscar no âmago do seu interior, o que realmente desejam para a sua vida como realização pessoal. Às vezes, queremos imitar os outros, desejando ser o que um amigo ou uma pessoa de destaque obteve para a sua vida. Entretanto, devemos analisar o que se passa em nosso interior, o que desejamos, e o que nos tornaria felizes se atingíssemos esta ou aquela meta. Eis alguns caminhos que poderão ajudar as pessoas a buscar e atingir objetivos visando ser bem sucedida: 1. Escolher os objetivos e metas (objetivos mais a curto prazo e metas mais a longo prazo); 2. Traçar planos e planejamentos; 3. Impor a si mesmo disciplina pessoal; 4. Criatividade.

 

Como ser criativo: dentro de cada um de nós há uma imensidão de talentos que podem ser explorados. Aliás, são os nossos talentos naturais que se somam a nossa formação cultural, educacional, familiar, além, das experiências acumuladas até o presente em nossas vidas. Então, quando nos voltamos para o nosso interior e meditamos, afloram sentimentos nobres, o nosso cérebro se enche de pensamentos e começamos a visualizar, descobrindo que do âmago do interior brotam idéias que podem ser novas para nós, mas que nos inspirarão para atingirmos metas e objetivos, ou seja, como fazer para cumprir o que desejamos, seguindo os caminhos planejados.

                                  

Aquele que deseja obter sucesso deve desenvolver a confiança em si mesmo e sobre a confiança, que deve ser a palavra chave para se atingir objetivos traçados, aprecie o que dizia o grande Filósofo e pensador americano, Ralph Waldo Emerson: “O poder da confiança faz a pessoa cristalizar o seu pensamento e coloca força naquilo que faz”. “O seu sonho e a sua obsessão serão sentidos por aqueles com quem entra em contato”.

 

Outros aspectos sublimes devem ser levados em consideração, como por exemplo: entusiasmo como a chave para o sucesso. E, sobre este duas palavras, entusiasmo e sucesso, o filósofo Ralph Waldo Emerson, ensinou: “Nada de grandioso se consegue na vida, se não houver entusiasmo”: “entusiasmo é mais que uma palavra sólida, é uma forma de vida. É uma centelha mágica que transforma o SER <_st13a_personname w:st="on" productid="em viver. Entusiasmo">em viver. Entusiasmo é o tônico que cura a depressão”. Aliás, é o remédio mais eficaz contra as frustrações.  O que poderá mudar as pessoas é a força do seu entusiasmo.

 

As pessoas que atingiram sucesso buscaram em si mesmas a realização dos seus objetivos. E o que é a realização pessoal? É fazer o que gosta, o que a anima, o que dá prazer, mas acima de tudo, não executar tarefas que não lhe dêem prazer, mas, conjuminar, o trabalho com o fazer diário, como se o seu trabalho fosse uma diversão. Por exemplo, se uma pessoa é Advogada, esta é a sua profissão, como Advogado as tarefas que realiza, diariamente, lhe dão prazer, as suas metas serão muito mais facilmente atingidas, pois será como uma diversão.

 

DESEJO ARDENTE. “As coisas que queremos devemos desejá-las ardentemente, pois só possuímos as coisas pelas quais lutamos”. E o que é um desejo ardente? É visualizar, criar mentalmente e fazer cristalizar na tela da mente os mais sublimes desejos para a realização da sua vida futura ou vida imediata. Deve-se destacar que é assim que pensam os integrantes da milenar organização mística, cultural e filosófica denominada Ordem Rosacruz.

 

ABUNDÂNCIA. No universo, na terra, na vida ou no Cósmico, há o “suficiente para cada um de nós, sem faltar aos outros”. O que nos falta é a sabedoria para canalizar para nós mesmos, o que desejamos profundamente de bens materiais, culturais, felicidade, bens subjetivos ou felicidade. Tudo está a nossa disposição, os segredos residem em buscá-los imediatamente.

 

Uma vez atingido um determinado grau de sucesso na vida, não significa que somos felizes, mas caso tenhamos atingido um grau de felicidade, em nosso viver existencial ou diariamente, o sucesso deixará de ser importante.

 

Outro aspecto relevante a ser considerado é que o segredo da felicidade repousa na compreensão da natureza dos nossos desejos interiores. Quando se atinge algum objetivo digno, então poderemos afirmar que alcançamos algum grau de felicidade.  Quem deseja atingir o sucesso para conseqüentemente obter felicidade, não poderá ter meros desejos, mas sim, a mais absoluta força interior, transformando os seus desejos e esperanças em confiança, entusiasmo, força, coragem e busca incessante dentro das forças do seu próprio interior.  O que seria uma vida bem sucedida? Acaso não será aquela que aspiramos e está de acordo com a nossa compreensão do que seja o sucesso!.

 

SALTOS CURTOS: Todos já ouvimos falar que “não se pode dar o pulo maior que a nossa perna pode alcançar”. Então, pratique saltos curtos, um salto curto por vez, o levará a atingir grande objetivos e de longa duração.  Há uma lenda que se conta na Índia, que certa vez um caçador avistou um “tigre e, como o animal estivesse relativamente perto, tentou um tiro curto, mas errou. Felizmente, o tigre, saltou na direção do caçador, mas o salto foi longo demais e, também errou. O caçador, então, iniciou um treinamento, praticando tiros curtos. Quando o caçador voltou a selva, a primeira coisa que viu, foi o mesmo tigre praticando saltos curtos”. Moral da história, quanto as metas de longo alcance somente as atingiremos através da realização de objetivos de curto alcance.

 

SUCESSO E A FORÇA DO CORAÇÃO: O sucesso depende muito do nosso coração. O nosso coração é sensível a mágoa, dor, sofrimento, tristezas ou perdas. Mas, ele aponta caminhos e sobre isso falou o grande líder Mahatma Ghandi: “o desejo sincero e puro do coração será sempre realizado.” Assim, aconselhamos as pessoas que desejarem a atingir um relativo sucesso, a ter cuidado com o que deposita em seu coração. Os desejos sinceros ou profundos se tornarão uma paixão ou uma realidade, sempre destacando que o amor é um grau mais elevado que a paixão. Por exemplo, além do talento natural das pessoas  que citaremos a seguir, elas se apaixonaram pelo que faziam, vejamos: “ Pelé apaixonou-se por futebol; Ford apaixonou-se por automóveis; Thomas Edison apaixonou-se por invenções;  Santos Dumont por aviões. É assim, é preciso ter muito cuidado com aquilo que se deposita no coração, pois em sendo verdadeiro, se transformará em realidade.

 

CONDICIONAMENTOS: A Família, base e célula máster da sociedade, nos condiciona para o bem e para o mal. A escola, a cultura, os amigos, as leis, o Estado, as religiões, a vida em nosso viver existencial, tudo, enfim, nos condiciona e vai cristalizando em nossas mentes, defeitos de caráter ou fraquezas que assimilamos e acreditamos que não conseguiremos certas coisas que pretendemos ou que não darão certo. Estes condicionamentos nos anulam. É preciso se reprogramar. Está ai a programação neurolinguista (PNL) que cada vez mais avança no cenário pessoal, intelectual e empresarial. Liberte-se, então, dos condicionamentos e coloque - se assim: “Sou o Senhor do meu Destino e Capitão da Minha Alma”, ou seja, ninguém me domina, ninguém manda em mim, a não ser o Cósmico, ou se preferir Deus ou ainda o Grande Arquiteto do Universo. Não é porque alguma coisa deu errado com uma pessoa que, também dará errado com você.

 

Os condicionamentos trazem limitações. Há uma história que hoje está popularmente difundida que fala das nossas limitações: (deixo de citar a fonte, vez que foi tirada da “Internet)”. “Você já viu um elefante no circo durante o dia, ou seja, fora do horário de espetáculos? Pois bem, aquele animal que poderá levantar uma tonelada com a sua tromba, fica quietinho, imóvel até, permanece atado a um pequeno pedaço de madeira.  Mas, por quê? Quando aquele elefante era filhote ficou preso a uma pesada corrente, atada a uma estaca de ferro, fincada no chão. Portanto, por mais que tente, ele não pode quebrar  a corrente ou mover a estaca de ferro. Assim sendo, não importa quão grande ele fique, continuará a acreditar que não pode mover-se, porque está preso aquele pequeno pedaço de maneira”.  É o que acontece  com algumas pessoas, são limitados em seus pensamentos e ações. Auto-limitam-se, estão  condicionados.  O que fazer diante de uma situação como esta? Cortar a corda que o amarra, rompa com ao hábitos antigos e liberte-se dos condicionamentos.

 

Compreenda o que significa o sucesso: “grande fortuna não denota necessariamente sucesso”. Há pessoas que conseguiram ultrapassar muitos obstáculos na vida, mas não se consideram sucesso material ou financeiro. Então, o sucesso é algo estritamente pessoal. As pessoas que obtêm algum grau de sucesso, não são teóricas., mas ao contrário, são extremamente práticas . Podem até ser idealistas, mas são pessoas de ação. Vale a pena, lembrar um pensamento que “Não devemos deixar para a tarde o que pudermos realizar pela manhã”.

 

Obviamente que se uma pessoa deseja se tornar um grande músico, ou um profissional de qualquer área, deverá além da força da mente que a impulsionará, buscar fazer cursos, por exemplo, se deseja se tornar um músico, deverá cursar uma escola de música e assim por diante.  Não há meios mágicos para a realização pessoal ou profissional, mas  o esforço, o entusiasmo, a confiança e o traçar de metas, nos levarão ao planejamento e as conquistas mais elevadas.

 

Aumente os poderes do seu cérebro, pois há poderes novos em sua mente não explorados. É possível, através de treinamento tornar o seu pensamento claro, rápido e eficiente.  Para corrermos em direção à riqueza deveremos buscar metas como: desejos, fé e confiança, auto-sugestão, imaginação, planejamento e decisão, buscar contatos diretos com o nosso interior que por sua vez, está ligado à mente subconsciente. Por outro lado, evitar o medo, pois este é apenas um estado de espírito. O medo age como se fossem fantasmas ao nosso redor. Eis alguns dos medos que enfraquece o nosso viver diário: pobreza, crítica contra a nossa pessoa, saúde precária, amor perdido, velhice e morte. Em algum momento, todos pensaremos nestas questões que agem negativamente sobre o nosso cérebro.  Então, vamos eliminar os nossos medos, liberte-se! A vida sorri para nós, mas temos que sorrir para ela.

 

Coloque em seu pensamento coisas positivas e desenvolva a confiança, pois não há limites para as conquistas da mente humana. Não seja você o seu próprio limitador para as conquistas que o levarão a atingir o sucesso e a felicidade.

________________

                                  

* Professor do IPOJUR. Mestre <_st13a_personname w:st="on" productid="em Direito Pol?tico">em Direito Político e Econômico, Especialista <_st13a_personname w:st="on" productid="em Direito Constitucional">em Direito Constitucional, Didática do Ensino Superior e <_st13a_personname w:st="on" productid="em Ci?ncias Sociais.">em Ciências Sociais.

 

 


_______________

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025