1 – Encontre as melhores empresas de tecnologia
Não tem como garantir performance sem contar com a melhor empresa de tecnologia. Antes de contratar, pesquise tudo o que puder sobre a especialista em outsourcing, como situação financeira, certificados de qualidade, entre outros. Busque referências e saiba como a companhia tem ajudado outras empresas a garantir sua competitividade e melhorar seus processos e sistemas.
2 – Acompanhe a equipe terceirizada
São os profissionais da empresa terceirizada que ajudarão a elevar sua performance. Por isso, é importante se certificar que suas condições de trabalho estão de acordo com a legislação e se a prestadora investe em gestão de pessoas eficiente, para deixá-los motivados e dispostos a oferecer os melhores resultados.
Outro ponto importante, porém, pouco levado em consideração, é engajar a equipe terceirizada às expectativas e estratégias da sua empresa. Essa integração faz com que eles conheçam melhor sua história, produtos, serviços e processos de funcionamento e proponham soluções mais assertivas no alcance dos objetivos corporativos. Planeje esse passo com a empresa prestadora que poderá orientar seus funcionários adequadamente.
3 – Trabalhe junto com as empresas de tecnologia
Contratar a empresa de tecnologia é só o primeiro passo para garantir a performance. É importante trabalhar junto com ela para desenvolver estratégias mais assertivas. Isso não significa desempenhar tarefas terceirizadas, mas se certificar de que ela está atuando alinhada ao seu negócio.
Certifique-se de que a empresa está alinhada às suas expectativas e desdobre-as em metas. Depois, é importante monitorar o trabalho da prestadora de serviços, por meio de indicadores de performances para se certificar de que os passos estão certos e evitar desvios, bem como garantir a qualidade, identificar e eliminar gargalos.
4 – Preze por uma boa comunicação
Para a relação entre prestadora e contratante ser eficiente, é importante estabelecer boa comunicação. Além de monitorar o trabalho, propor metas e apontar problemas, a empresa contratante deve estar sempre disponível para compartilhar informações, esclarecer dúvidas, direcionar esforços e colaborar na solução de problemas.
Mais uma vez é importante compreender que o papel da empresa contratante na terceirização não é desempenhar as tarefas atribuídas às empresas de tecnologia, mas acompanhar o andamento dos trabalhos, eficiente e cumprimento dos prazos da prestadora de serviços conforme especificado no contrato.
A Penso atua há mais de dez anos no mercado de terceirização de TI e foi a empresa tecnológica escolhida como parceira por empresas de todos os portes e que atuam nos mais diversos segmentos. Conheça mais nosso trabalho e escolha entre as soluções oferecidas, a mais adequada aos objetivos de sua empresa.
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*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.