Níveis de suporte
Antes de mais nada, vale entender que no processo de suporte há alguns níveis de atendimento pré-estabelecidos, que são utilizados conforme as demandas e que geralmente são divididos em nível um, dois e três. O de número um é na verdade o primeiro contato com o suporte, que pode ser realizado por e-mail, chat ou telefone. Se a demanda for simples, o problema é logo resolvido sem passar para os demais níveis. Já o segundo é destinado a questões mais técnicas e aprofundadas como falha de software, rede ou hardware e o terceiro voltado para problemas de dados, servidores, entre outros.
Suporte técnico de TI remoto
O suporte remoto também conhecido como helpdesk é indicado para situações mais simples em que o profissional de TI, por meio de software de compartilhamento, acessa a máquina afetada para avaliar e resolver situações simples como problemas de e-mail, impressora, lentidão da máquina, entre outros. É uma solução rápida, eficaz e de baixo custo, ideal para empresas que estão começando ou que têm um quadro reduzido, não podendo arcar com alguém específico para a área de tecnologia da informação.
Suporte de campo
Já o atendimento no campo é direcionado para a solução de problemas mais complexos, que demandam a visita de um profissional. Geralmente são falhas físicas como, por exemplo, nos cabos de rede, contaminação por vírus, uma máquina que não liga, entre outros. O suporte de campo também pode ser solicitado como uma forma de manutenção geral, na qual o técnico visita seu negócio para um check-up das máquinas.
Além do atendimento remoto ou de campo, há empresas em que devido à grande demanda de serviços (geralmente as de grande porte) a melhor opção é contar com um profissional alocado. Esse tipo de profissional trabalha com exclusividade para a empresa em que está inserido, tem um maior entendimento das necessidades do ambiente e sua estrutura, além de mais rapidez em resolver possíveis problemas.
Aqui na Penso Tecnologia trabalhamos de modo a oferecer a alternativa ideal que atenda o modelo de trabalho de nossos clientes e parceiros. Resolvemos problemas dos mais complexos até os mais simples. Acesse, confira nossas opções de suporte e conte conosco.
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*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.