Estudar sozinho não é fácil.
Muitas pessoas se perguntam, como os concurseiros fazem para estudar? Como organizam o tempo, priorizam disciplinas, se concentram? Resumindo: como fazem para o tempo render e sentirem que estão conseguindo aprender?
Creio que todos devem sentir da mesma forma: estudam, estudam e não aprendem nada. Você se depara com um exercício e fica aquela impressão de que nunca consegue a resposta certa.
Mas vou dizer que é assim mesmo! O processo de crescimento leva tempo e muito esforço.
Levo comigo um ensinamento que pode ser usado, não só nos estudos para concurso, mas, também, em outros desafios que a vida nos traz. Confira:
O bambu chinês: Depois de plantada a semente do bambu chinês, não se vê nada por aproximadamente 5 anos - exceto um diminuto broto. Todo o crescimento é subterrâneo; uma complexa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. Então, ao final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.
Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará; com ele virão mudanças que você jamais esperava.
Lembre-se que é preciso muita ousadia para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita profundidade para agarrar-se ao chão.
Foque no seu objetivo, não deixe que palavras negativas invadam a sua mente e, principalmente, acredite em você.
Bons estudos!
___________
*Paula Morishita é advogada, formada pela PUC-Campinas. Pós graduada em Direito Tributário. Coordenadora acadêmica do IOB Concursos desde 2011.