Migalhas de Peso

Nós e o fim do mundo. É Natal

Com a proximidade do "fim do mundo" - dizem que ele acabará no próximo dia 21/12 - a advogada, integrante do Jurídico de Saias, questiona se o fim de nossa existência é bom ou ruim e a apresenta sua teoria sobre a tão temida data.

13/12/2012

Sempre gostei de teorias futurísticas, que dizem nos permitir saber o amor que está por vir, o que de bom (e ruim) vai acontecer, quem vai ser o campeão da Copa do Mundo, dentre outras. E, por isso, tenho visto as notícias sobre o fim do mundo, segundo o “Calendário Maia”. Claro, curiosa, como toda mulher.

E, uma notícia em especial me chamou a atenção: a de que a Nasa1 desmentiu publicamente2 o fim do mundo no próximo dia 21. E o fez, em razão de inúmeras cartas, dentre as quais, relatos de um professor sobre um casal que intencionava matar seus filhos para que eles não vissem o Apocalipse (sic).

Bom... de mera curiosa, fiquei, no mínimo, com medo. Exatamente do quê, não sei: se do fim do mundo, se daqueles pais ou se da própria Nasa.

De qualquer forma pensei sobre o qual seria o “conceito de fim de mundo” e, comecei a perceber que...

Fim do mundo é ver gente jogando lixo pela janelinha do ônibus ou do carro.

Fim do mundo é ver tanta gente tratando mal o semelhante, sem uma cortesia, sem um sorriso sequer ou o mínimo de boa educação.

Fim do mundo, ou melhor, “fim da picada”, é gente inocente morrendo por nada; é a banalização da vida humana; é o egoísmo extremo e a falta de respeito ao próximo; é perder quatro horas de vida no trânsito de São Paulo “todo santo” dia; é a perda de valores morais e do bom senso que inúmeras vezes presenciamos... E, não vou nem dizer aqui, sobre os “fins” envolvendo política, religião e futebol, porque, seguindo conselho de mamãe: isso não se discute.

Sob esse olhar e, na altura do campeonato, eu me pergunto: a notícia sobre o fim da nossa existência no próximo dia 21 é boa ou ruim?

E já que todo mundo tem uma teoria a respeito do assunto, resolvi criar a minha.

É dezembro! Apenas o final de mais um mês, final do ano! Momento em que as pessoas deveriam fazer uma pausa em suas vidas e olhar para os últimos 11 meses que se passaram. Um olhar feliz, de agradecimento por ter chegado até aqui.

Não é o fim do mundo, mas o início de um novo momento, onde podemos fazer novos planos, corrigir erros do passado, encher o peito de esperança, força e energias positivas para os próximos 12 meses.

Momento de confraternizar, abraçar amigos, familiares, entes queridos e, aproveitar para olhar em seus olhos com ternura, coisa que muitas vezes não conseguimos fazer na loucura do dia a dia.

Independentemente de qual religião seguida, aproveitar a brecha para espiritualizar-se, conectando-se com bons fluidos, pensamentos e expectativas.

Queridos, aproveitemos esta oportunidade de vida e deixemo-nos contaminar (pelo quase sumido) Espírito de Natal!

Felicitações a todos.

_____________

1 Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço, do Governo dos Estados Unidos da América

2 https://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/11/nasa-desmente-fim-do-mundo-e-alerta-sobre-suicidios.html

_____________

* Daniela Pozzetti é advogada do Grupo CCR – Unidade Samm e integrante do Jurídico de Saias







_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025