José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro
Dez anos
Tive a especial e inesquecível oportunidade de acompanhar o Professor Miguel Reale em sua viagem para participar da solenidade de sanção ocorrida no Palácio do Planalto.
Naquela sessão, em memorável discurso, o Professor Miguel Reale, na qualidade de Supervisor da "Comissão Revisora e Elaboradora do Código Civil", agradeceu a visão de estadista do presidente Fernando Henrique Cardoso por dedicar uma cerimônia especial à sanção da lei que institui o novo Código Civil.
O professor Miguel Reale sempre costumava dizer que o Código Civil é o código do homem comum, pois atingia o ser humano desde antes de seu nascimento até os atos de última vontade.
As mudanças sociais marcadas pelas conquistas da ciência e da tecnologia, bem como a migração da população para as cidades, tornou os eixos fundamentais do Código Civil de 1916 obsoletos, o que justificava uma nova codificação.
Mas, tão grande era o respeito que o professor Miguel Reale dedicava à obra de Clovis Bevilaqua que decidiu formar uma Comissão de Juristas notáveis composta por Agostinho Alvim, José Carlos Moreira Alves, Clóvis do Couto e Silva, Silvio Marcondes, Torquato Castro e Ebert Chamoun.
Atualmente, infelizmente, somente os professores José Carlos Moreira Alves e Ebert Chamou permanecem vivos para dar o testemunho da importância dos princípios da eticidade, socialidade e operabilidade que permeiam e iluminam o Código Civil.
E talvez, durante a profícua vida do professor Miguel Reale, muitas vezes dedicada aos interesses nacionais como no caso da criação da Itaipu binacional e da Supervisão incansável para promulgação do novo Código Civil, ele não tenha tido tanta convicção do dever cumprido.
Após a comemoração do centenário de nascimento do professor Miguel Reale (06 de novembro de 1910), a data de 11 de janeiro de 2012 deve ser registrada, lembrada e exaltada como o marco de um legado de juristas de cultura e experiência que nas palavras do mestre sabem "afundar raízes no passado para melhor se alçar na visão do porvir."
__________
* José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro é diretor tesoureiro da Fundação Nuce e Miguel Reale e diretor de comunicação do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
__________