MPF pede à Justiça extradição de ex-CEO das Americanas
Miguel Gutierrez é acusado de liderar fraude bilionária na empresa e fugir para a Europa.
Da Redação
sexta-feira, 12 de julho de 2024
Atualizado às 14:38
O Ministério Público Federal solicitou a extradição do ex-CEO da Americanas, Miguel Gutierrez. O pedido, protocolado na 10ª vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 10, tem como base a operação da Polícia Federal que investiga a suposta participação do empresário em uma fraude bilionária na varejista.
Os procuradores argumentaram que a extradição é necessária, pois, caso seja negada, "abre-se a possibilidade de processamento do requerido no Reino da Espanha", local no qual Gutierrez reside atualmente.
Entenda o caso
O empresário foi alvo de um mandado de prisão emitido pelo juízo da 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, em junho, como parte da operação Disclosure, que investiga a participação de ex-diretores da Americanas em uma fraude contábil superior a R$ 25 bilhões, que levou a empresa à recuperação judicial no ano passado.
No entanto, na ocasião da emissão do mandado, o executivo não estava no país, o que resultou na inclusão de seu nome na lista de procurados da Interpol.
Além de Gutierrez, a ex-diretora da empresa, Anna Christina Ramos Saicali, seria a subordinada direta do empresário no esquema. Ela chegou a ter uma prisão preventiva determinada pela Justiça, mas que acabou substituída por medidas cautelares.
Leia a solicitação do MPF.