Baú migalheiro
Há 76 anos, em 16 de abril de 1948, foi fundada a OEEC - Organização Europeia de Cooperação Econômica, para auxiliar na reconstrução da Europa após a 2ª Guerra Mundial. Transformada em OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em 1961, a organização inclui muitos países com economias desenvolvidas e com alto IDH - Índices de Desenvolvimento Humano. Atualmente, conta com 38 países membros, estando o Brasil em processo de negociação para se tornar um integrante.
Baú migalheiro
Há 118 anos, em 15 de abril de 1906, ocorreu o primeiro congresso operário brasileiro. O evento ocorreu devido à expansão econômica da jovem República com a crescente demanda dos trabalhadores reivindicando por melhores condições de trabalho. No congresso, participaram cerca de 43 delegados e 28 organizações operárias. Os principais temas discutidos eram a mobilização pela jornada de oito horas de trabalho, separação entre luta política e atividade sindical e aumento de salário. Durante as sessões, foi aprovada adoção de princípios como a ação direta, a promoção de greve geral e a rejeição ao assistencialismo, além de posicionamentos contra a exploração do trabalho feminino e a favor do surgimento de sindicatos rurais.
Baú migalheiro
Há 63 anos, em 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin fez história ao tornar-se o primeiro ser humano a orbitar a Terra. Selecionado para a missão Vostok 1 em parte devido ao seu porte físico - Gagarin possuía cerca de 1,75 metros de altura, adequado para as dimensões limitadas da cápsula Vostok, que exigiam que os cosmonautas não ultrapassassem um limite máximo de altura. A espaçonave completou uma volta ao redor da Terra em 108 minutos, alcançando uma velocidade impressionante de aproximadamente 27.400 quilômetros por hora. A missão não apenas colocou Gagarin no panteão dos grandes exploradores da humanidade, mas também marcou um ponto de virada significativo na corrida espacial durante a Guerra Fria, demonstrando o avanço tecnológico e a audácia da União Soviética.
Baú migalheiro
Há 162 anos, no dia 11 de abril de 1862, nasceu Emílio Ribas, destacado médico sanitarista brasileiro que teve um papel fundamental no combate a epidemias e endemias no país. Conhecido por sua luta pioneira contra a febre amarela no Brasil e na América do Sul, Ribas contribuiu significativamente para a saúde pública. Contrariamente a uma crença popular, não foi ele quem fundou o Instituto Butantan; essa realização é creditada a Vital Brazil. Em homenagem a suas contribuições, a Sociedade Brasileira de Infectologia celebra hoje o Dia do Médico Infectologista em seu aniversário.