Relacionamentos profissionais
segunda-feira, 17 de agosto de 2015
As redes sociais deixaram de ser a ferramenta preferida dos profissionais para networking, de acordo com dados de pesquisa da Robert Half. O e-mail é apontado como o principal canal de relacionamento para manter ativo os contatos relacionados ao trabalho. O estudo levou em consideração a opinião de 2,2 mil CFOs dos Estados Unidos.
Metade dos executivos (50%) indica o e-mail como a melhor opção de fazer networking, mais que o dobro do número registrado em 2012, quando apenas 22% aderiam a troca de mensagens eletrônicas. Há três anos, as redes sociais lideravam a maneira de fazer networking (45%). Ao longo deste período, o relacionamento presencial, como eventos e conferências, se manteve estável na preferência dos executivos (25%).
Segundo a pesquisa, a motivação para o networking profissional também inverteu. Em 2012, a maioria dos executivos (60%) tinha como meta principal o crescimento dos negócios, enquanto neste ano o foco é a atualização sobre as novidades e avanços do setor de atuação (46%).
Cinco recomendações para executivos ampliarem as oportunidades de conexões profissionais e visibilidade:
• Marque presença em eventos do setor - Realizar apresentações ou desempenhar um papel relevante em eventos contribuirá para apresentá-lo a pares e outros contatos de interesse. Além disso, você se estabelecerá como uma referência e liderança do setor.
• Seja mentor - Ao compartilhar a sabedoria e aprendizado obtidos durante sua carreira, você pode moldar futuros líderes e conquistar a satisfação pessoal de contribuir para que eles avancem em suas carreiras.
• Seja voluntário em entidades filantrópicas e organizações locais - Ao mesmo tempo em que faz a diferença na vida dos outros, você também pode expandir sua rede de relacionamentos e obter insights de uma perspectiva diversa por meio da interação com pessoas de diferentes formações e áreas.
• Desempenhe liderança em um ambiente fora da sua empresa - Assumir funções em negócios e grupos da comunidade permitirá mostrar suas habilidades de liderança em um ambiente diferente. Você também encontrará pessoas com as quais poderá trocar ideias de negócios.
• Crie engajamento na sua universidade de formação - Você contribuirá na preparação da nova geração de profissionais, enquanto reforça as conexões de sua empresa com professores e a escola. Suas contribuições também poderão construir afinidade entre os estudantes e sua organização.
____________________