Pesquisa

44% dos diretores de RH do Brasil ampliaram o uso do home office

terça-feira, 11 de agosto de 2015

De acordo com pesquisa da Robert Half, nos últimos três anos, 44% dos diretores de RH do Brasil ampliaram o uso do home office, enquanto na média mundial essa foi a percepção de 29% dos entrevistados. O estudo foi realizado em novembro de 2014, considerando a opinião de 1675 gestores de 12 países, sendo 100 do Brasil.

A pesquisa apontou também que, para 75% dos diretores brasileiros entrevistados, a concessão de maior autonomia aos colaboradores, por meio de flexibilidade de horário, trabalho remoto ou menos supervisão direta, se reflete no aumento da produtividade por parte dos colaboradores. A pesquisa indicou ainda outros efeitos positivos, como elevação de criatividade, comunicação, colaboração e capacidade de gerenciar.

Diante desse cenário, listamos cinco hábitos para que o colaborador seja produtivo no home office:

  • Estabeleça e cumpra um horário de expediente - Não tente colocar a casa em ordem ou resolver problemas pessoais entre uma tarefa do trabalho e outra para não perder o foco, mesmo diante de atividades profissionais com longos prazos de entrega. Garanta que os demais moradores da casa entendam e respeitem esse horário de trabalho;
  • Mantenha o networking - Tenha o hábito de marcar encontros com profissionais da sua área para se atualizar e trocar ideias sobre o meio e o mercado de trabalho, entre outros assuntos;
  • Planeje-se - A autonomia oferecida pelo home office exige maturidade do profissional, já que não há chefe supervisionando cada minuto do seu dia. Uma boa dica é estabelecer metas diárias e semanais;
  • Cuidados na escolha do local de trabalho - Ajuda muito na produtividade se você tiver um espaço pré-determinado para trabalhar, com boa iluminação, acomodação confortável - ainda que simples - e os itens de trabalho à mão.

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