Competências
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Após a conquista da vaga almejada, os esforços do profissional devem ser concentrados na permanência e desenvolvimento dentro da empresa. Embora não hajam regras, algumas atitudes levam o profissional a se destacar entre os demais. Acerca do tema, confira as dicas da mestre em psicologia e coach Adriana Gomes.
Comunicação
Bons comunicadores levam vantagem. A comunicação é um fator muito importante pra quem deseja ter uma carreira bem sucedida. Quem tem boa comunicação consegue expor duas ideias de forma clara e precisa, tendem a ser persuasivos, podem ser bons articuladores e negociadores. Aliada aos conhecimentos técnicos da área de atuação essa competência é altamente valorizada pelo mercado.
Iniciativa e pró-atividade
Não basta fazer o seu trabalho, arrumar suas coisas e ir embora para casa. Conquista o seu lugar na empresa quem tem a capacidade de propor ideias, alternativas e soluções adequadas e viáveis para situações problemas no dia-a-dia.
Equipe
Trabalhar em equipe é fundamental. Saber lidar com pessoas de diferentes culturas e valores, manter atitude colaborativa com colegas e parceiros, respeitando as diferenças também faz diferença.
Domínio de idiomas
Se pensarmos em ambientes globalizados, essa é uma competência indispensável e altamente desejável. Sem dúvida que o inglês ainda é o idioma de negócios internacionais, mas o espanhol pode ser uma excelente opção, pois o Brasil é o único país da América do Sul que fala português, portanto, se comunicar bem com os países vizinhos pode abrir importantes oportunidades de trabalho.
Contatos
Esse é um dos maiores patrimônios de um profissional. Não basta ser o melhor na sua área, é preciso que pessoas bem relacionadas saibam disso. São essas pessoas que conhecem o seu trabalho, suas qualidades e competências que te indicarão para novos projetos. Assim, construir uma boa rede de contatos e relacionamentos pode fazer diferença para atingir seus objetivos.