domingo, 5 de julho de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

de 28/6/2020 a 4/7/2020

"Deveríamos ser mais valorizados ou Deveríamos sermos mais valorizados?"

Danilo Augusto Oliveira dos Santos - 28/6/2020

"Qual a forma correta do pronome? Como você está se dando? ou Como você está dando se?"

Larissa Costa Machado - 29/6/2020

"Devo usar o número ordinal quando quero indicar período na data. Período de 01 a 31 de julho ou Período de 1° a 31 de julho?"

Milena Marciano Camponez - 1/7/2020

"Olá, professor. De pronto, agradeço muito o valioso trabalho prestado à comunidade jurídica por meio da coluna 'Gramatigalhas'. A minha dúvida é a seguinte: no dia a dia, é comum nos depararmos com a expressão 'homem médio' para nos referirmos a pessoas de entendimento comum. No entanto, considerando-se a crescente necessidade do uso de termos mais inclusivos, gostaria de saber qual seria uma alternativa mais neutra para substituir a referida expressão, tornando-a mais genérica, sem prejudicar, contudo, a concisão da expressão 'homem médio' para expressar a ideia que ela sugere. Agradeço desde já!"

Tiago Henrique da Silva Reis - 1/7/2020

"O correto é: Um dia vou realizar o meu sonho, ser mãe. Ou, Um dia hei de realizar o meu sonho, ser mãe. E por que?"

Simone de Oliveira - 1/7/2020

"Texto da Folha de S. Paulo de 2 de julho de 2020: 'A maioria destas capitais viram o número de casos da Covid-19 crescer nas últimas semanas após o início da reabertura gradual de atividades econômicas. Diante desse avanço, parte das cidades começou a recuar nas medidas de flexibilização, caso de Belo Horizonte'. Pergunto: a concordância verbal na primeira sentença coloca o verbo ('viram') no plural, com o sujeito sendo 'a maioria das capitais'. A segunda sentença com 'parte das cidades' como sujeito coloca o verbo no singular ('começou'). Estão certas essas concordâncias? Obrigado pela atenção."

Sérgio Guimarães de Sequeira - 2/7/2020

"Gostaria de saber, tenho um grupo no bairro da Vila Maria. Qual a forma correta de se colocar. Amigos da Vila Maria ou Amigos de Vila Maria. Desde já agradeço."

Fábio Lelis Moura - 2/7/2020

Comente

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram