MIGALHAS nº 4.761
"É o método americano - sonhar primeiro, bem sonhado. Depois, realizar."
Auguri
Depois de sonharmos muito no ano velho, é hora de realizar tudo neste ano novo.
Rumo a 2040
Migalhas prepara um pacote de novidades. Neste ano, nosso poderoso rotativo completa duas décadas no ar.
Salário
Salário mínimo agora é de R$ 1.039,00.
DPVAT
Toffoli suspende os efeitos da resolução que reduzia valores do DPVAT. (Clique aqui)
CDC torado
O plenário do STF, em sessão virtual, julgou procedente ação para excluir empresas de telefonia da aplicação de dispositivos do "arretado" CDC de Pernambuco (lei estadual 16.559/19). A competência para tratar destes temas, por óbvio, é da União, por mais boas intenções que o parlamentar pernambucano, esse menino, tenha. (Clique aqui)
Sine die
Embora o plenário do STF tenha enfrentado temas difíceis em 2019, alguns processos polêmicos que estavam na pauta não foram julgados. Um exemplo é o recurso que discute a descriminalização do porte de droga para consumo próprio (RE 635.659). Ele teve oportunidade de ser julgado em duas datas distintas, mas não há previsão de quando voltará à pauta. Confira outros temas que ficaram para trás. (Clique aqui)
No azul, mas tipo no vermelho
OAB pede ao Banco Central revogação de esdrúxulo dispositivo da resolução 4.765/19 que permite a cobrança de tarifa de cheque especial não utilizado. Isso mesmo, não usa, mas paga. Santa criatividade, Batman. (Clique aqui)
Delação da JBS
Está pautado para o dia 17 de junho de 2020 o julgamento de processo que trata da delação dos executivos do Grupo J&F. O processo está em segredo de Justiça. O relator, ministro Edson Fachin, encerrou em setembro de 2019 a fase de instrução processual para apuração de possíveis irregularidades no acordo de colaboração.
Entrevista
Ao Estadão, o ex-presidente Michel Temer conta que votou em Bolsonaro no 2º turno ("votei em quem não falou mal do meu governo") e defende que o governo vai bem porque está dando sequência ao que fez.
Balanço
Também no Estadão, Eugênio Bucci propõe uma autocrítica em relação à cobertura da Lava Jato. Ele pondera que os principais órgãos de imprensa, com poucas exceções, tratavam as autoridades da Lava Jato não como representantes de poderes (aos quais o jornalismo tem o dever de lançar um olhar crítico e investigativo), mas como aliados das redações ou mesmo como sucursais avançadas das redações no interior da máquina estatal.
O ministério da Justiça multou o Facebook em R$ 6,6 mi pelo compartilhamento de dados de usuários com a consultoria Cambridge Analytica. De acordo com a decisão, ao menos 443 mil usuários brasileiros tiveram informações vazadas para finalidades "no mínimo questionáveis". (Clique aqui)
Expectativa x Realidade
O ano começa com vários calendários na folhinha. Mas os colaboradores desta Casa já sabem que podem ir tirando o cavalinho da chuva, porque a alta Direção de Migalhas já disse em inúmeras oportunidades que o que se emenda é cano ou tecido. Feriado é para os fracos. Aqui se trabalha. E muito.
___________________
Migalhas Amanhecidas
Perdeu algum informativo enquanto celebrava a virada de ano? Então inteire-se já:
- Migalhas nº 4.760 - 30/12 - clique aqui.
- Migalhas nº 4.759 - 27/12 - clique aqui.
- Migalhas nº 4.758 - 26/12 - clique aqui.
- Migalhas nº 4.757 - 23/12 - clique aqui.
___________________
Prisão em 2ª instância
Relator da proposta que prevê a execução da pena após a condenação em 2ª instância, deputado Fábio Trad, avalia fixar uma linha de corte para casos penais em andamento: a punição a partir da confirmação da sentença valerá apenas para réus que ainda aguardam julgamento ou para os condenados na 1ª instância. Os que já foram condenados em 2ª instância e esperam resposta a recursos feitos a Cortes Superiores seriam poupados.
Obsessão
Para quem passa da conta na hora de stalkear (perseguir) a vida alheia, cuidado: um PL que tramita na Câmara tem por objetivo tornar crime essa prática. Se o perseguidor foi ou é parceiro íntimo da vítima, a pena aumenta. (Clique aqui)
Em busca de views
PL 745/19, da Câmara, aumenta pena para o crime de omissão de socorro quando o agente preferir filmar ou fotografar um acidente ou desastre em vez de prestar socorro à vítima. (Clique aqui)
No tocante a cinema...
Bolsonaro veta integralmente o PL 5.815/19, que previa benefícios fiscais para a instalação de cinemas em cidades menores. (Clique aqui)
Direito marcário
Bombril perde ação contra a empresa Tecbril Indústria Química Ltda., na qual pretendia exclusividade do uso das marcas "BOM BRIL", "BOMBRIL", "BRIL" e "BRILL". A 4ª turma do STJ manteve acórdão que negou indenização por dano material, "uma vez não demonstrada, sequer potencialmente, confusão entre os produtos fornecidos e o consequente desvio de clientela". (Clique aqui)
Condomínio
Condomínios do RJ não são mais obrigados a contratar profissionais de educação física (lei 8.679/19). Para André Luiz Junqueira, da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/RJ, a nova norma é uma vitória para os condomínios. (Clique aqui)
Apoiadores Migalhas
Em 2020, veja e seja visto na maior vitrine do mundo jurídico!
Liberdade econômica
Do escritório Cerveira, Bloch, Goettems, Hansen & Longo Advogados Associados, a advogada Natália Bacaro Coelho mostra que a lei da liberdade econômica, de fato, visa rever o papel do Estado na economia e cria as condições necessárias para o crescimento sustentável do país. (Clique aqui)
Acordo extrajudicial
Encontra-se em tramitação na Câmara o PL 4.894/19, com a finalidade de acrescentar o artigo 855-F à CLT, trazendo mais uma opção para que seja feito acordo extrajudicial. Os advogados Orlando José de Almeida e Bernardo Gasparini Furman (Homero Costa Advogados) discutem o tema. (Clique aqui)
Acessibilidade digital
Luiz Gustavo Coppola, do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, debate a questão da acessibilidade digital e as atitudes que podem ser tomadas para criar um ambiente inclusivo nas redes. (Clique aqui)
Clube-empresa
A partir da crise financeira do Cruzeiro Esporte Clube, o advogado Renato Dolabella Melo, do escritório Dolabella Advocacia e Consultoria, aborda se uma pessoa jurídica sem fins lucrativos poderia requerer recuperação judicial e as consequências jurídicas no caso de uma conversão para uma sociedade empresarial ou criação de nova pessoa jurídica atuante na mesma área. (Clique aqui)
WhatsApp Migalhas
Receba notícias direto no seu celular.
Clique aqui para se cadastrar.
Mercado de Trabalho
Muitas oportunidades! Visite agora mesmo a seção Mercado de Trabalho e confira as vagas oferecidas. (Clique aqui)
Baú migalheiro
Há 182 anos, no dia 2 de janeiro de 1838, foi promulgado o decreto que criou o Arquivo Público, hoje Arquivo Nacional, com a finalidade de guardar os documentos públicos. Provisoriamente foi estabelecido na Secretaria de Estado dos Negócios do Império, no edifício do Ministério do Império, no Rio. O Arquivo Nacional possui documentos do século XVI ao XXI. Entre eles, encontram-se a Lei Áurea e as Constituições Brasileiras. (Clique aqui)
Apoiadores
Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas
Sorteio
A obra "Sigilo Bancário" (Almedina - 198p.), escrita por Andréa Oliveira Silva Luz, aborda a tendência global de cooperação entre países com vistas a combater a evasão fiscal. Participe do sorteio. (Clique aqui)
Lançamentos
Ainda este mês será lançado o 6º volume da série "Soluções Extra Judiciais de Controvérsias Empresariais", coordenado pelo advogado Luiz Fernando do Vale de Almeida Guilherme, sócio do escritório Almeida Guilherme Advogados Associados.
O volume 21, número 1, da "Revista Eletrônica de Direito Processual da UERJ - REDP", já está disponível. A publicação, que tem como patrono José Carlos Barbosa Moreira (in mem.), conta com artigos de renomados processualistas brasileiros e estrangeiros, entre eles, Giovanni Matteucci e Joan Picó I Junoy. (Clique aqui)
Cortesias
Sodepe Brasil promove os cursos "Reforma da Previdência" (clique aqui); e "Principais Teses Tributárias em Debate" (clique aqui), ambos dia 28/1, em SP. Concorra a vagas-cortesia.
Controladoria jurídica
A Radar - Gestão para Advogados realiza, dias 5 e 6/2, o "1º Curso Completo de Controladoria Jurídica de 2020", em Porto Alegre/RS. Implante ou aprimore a controladoria com quem é pioneira e referência no assunto. Garanta sua vaga com o preço promocional do 1º lote. (Clique aqui)
Resultado
Sorteio: Sergio Geraldo Binotto Filho é o ganhador da apostila virtual "Holding Familiar - A importância de conhecer suas vantagens". (Clique aqui)
Sorteio de obra: A obra "Cumprimento das Decisões Arbitrais" (Lumen Juris - 444p.), de Asdrubal Franco Nascimbeni, vai para Matheus Lins Machado, de Juiz de Fora/MG. (Clique aqui)
Fomentadores
Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas
Monteiro Lobato |Joaquim Manuel de Macedo | Padre Antônio Vieira | Luís Roberto Barroso | Joaquim Nabuco | Paulo Bomfim | Lima Barreto | Olavo Bilac | Bernardo Guimarães | Camilo Castelo Branco | Aluísio Azevedo | Bastos Tigre | Rui Barbosa | Machado de Assis | Euclides da Cunha | Eça de Queirós | José de Alencar
Mural Migalhas
Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:
BA/Sento SéMT/Planalto da SerraPB/Mato GrossoSC/Ibicaré
Cadastre-se como um Correspondente Migalhas. (Clique aqui)
Migalhas Clipping
Atualizado em: 2/1/2020 10:30
INFORMATIVO
Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.