AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Cinema & Direito - Homenagem à família Naves

Cinema & Direito - Homenagem à família Naves

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Atualizado às 08:13


Cinema & Direito - Homenagem à família Naves

  • Data: 9/11/09
  • Horário: 19h
  • Local: Auditório JK do Centro Universitário Newton Paiva, av. Presidente Carlos Luz, 220, em Belo Horizonte/MG

Sessão especial do Cinema & Direito, do programa do IAMG, faz homenagem à família Naves, protagonista de um dos maiores erros do judiciário do país, conhecido como o caso dos irmãos Naves

O Instituto dos Advogados de Minas Gerais, por meio de seu Departamento de Teoria do Direito, convida para a sessão especial do projeto Cinema & Direito. O filme escolhido traz em seu roteiro aquele é que considerado um dos maiores erros do judiciário brasileiro: o caso dos irmãos Naves. Para compor a sessão especial, o palestrante é um convidado não menos ilustre, o empresário Ivaldo Vicente Naves, filho de Sebastião Naves, que falará aos presentes sobre a violência de uma prisão para a família. De fato, Ivaldo Naves terá muito o que contar.

"Esta é a primeira vez na minha vida que falarei sobre este assunto. Já tivemos outros convites de entidades ligadas à área jurídica mas sempre declinei, pois acredito que eu não tenha capacidade adequada para abordar um assunto de amanha importância. Estou atendendo à um pedido do Dr. Anchieta, que eu admiro muito, e também porque acredito que, sempre que se aborda este tema - que trata de um grande e irreparável erro Judiciário - mais preocupações as autoridades judiciárias terão em aperfeiçoar os critérios de julgamento de qualquer pessoa que esteja sendo acusada", afirma Ivaldo Naves.

Foi no ano de 1937, em pleno Estado Novo, em Araguari, que os irmãos Joaquim e Sebastião Naves foram presos, torturados e obrigados a confessar o crime que não cometeram. Após julgados com a "confissão" do crime, foram condenados a 25 anos de prisão. Após 8 anos presos, os Naves são finalmente colocados em liberdade condicional. Anos mais tarde, o verdadeiro criminoso retorna à cidade e a justiça brasileira passa a responder por um dos maiores erros do judiciário do país.

Da vida real a história ganhou as páginas de um livro, escrito em 1960 pelo advogado dos Naves, João Alamy Filho. Em 1967, o livro rendeu o roteiro do filme homônimo "O caso dos irmãos Nave"", com direção de Luís Sérgio Person (o mesmo diretor de São Paulo S/A). Na telona, os irmãos Naves foram interpretados por Juca de Oliveira e Raul Cortez e o tenente Chico Viera por Anselmo Duarte. Em 1967, o filme participou do Festival de Brasília e foi premiado com o Troféu Candango de Melhor Roteiro e de Melhor Atriz Coadjuvante (Lélia Abramo).

A coordenação do encontro é assinada conjuntamente pelos diretores de departamento Odilon Pereira de Souza (Direito Penal) e Fernando Armando Ribeiro e Juarez Monteiro Oliveira Júnior (Teoria do Direito).

A sessão seguida pela palestra são válidas como atividade complementar equivalente a 3 horas/aula.

A entrada é franca, mas as vagas são limitadas e condicionadas à capacidade do local.

Cinema e educação

Os bens sucedidos resultados da aliança entre cinema e educação também beneficiam os estudantes de Direito. Iniciativa do Instituto dos Advogados de Minas Gerais utiliza recursos audiovisuais para oferecer aos graduandos uma opção de atividade complementar. Com sessões gratuitas de cinema, o projeto reúne estudantes e profissionais para debaterem, sob a luz da ciência do direito, fatos representados em produções cinematográficas nacionais e estrangeiras.

Para tanto, a coordenação do projeto escolhe a dedo os filmes que serão exibidos e convida para cada sessão um palestrante, que incita a plateia a refletir e, por fim, debater as cenas apresentadas a partir de teorias, doutrinas e práticas jurídicas. Assim, uma das propostas do Cinema & Direito, programa criado pelo departamento de Teoria do Direito, é analisar como ele, o Direito, é retratado na ficção. Nas telas do cinema ou nas projeções em sala de aula, com base na narrativa das produções cinematográficas, é possível debater temas como tribunal do júri, erro judiciário, pena de morte, racismo, poder judiciário dentre outros temas de igual relevo.

Realização

  • IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais

______________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(31) 3296-8334