AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Cursos de extensão - Fundamentos da retórica

Cursos de extensão - Fundamentos da retórica

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Atualizado às 15:09


Cursos de extensão

Fundamentos da retórica

  • Data de início: 31/8/09
  • Horário: 19h às 22h30
  • Local: Largo de São Bento, s/n - 01029-010, Centro, São Paulo/SP

1. Objetivos

É através da linguagem que o homem expressa suas idéias, sentimentos e opiniões. Nenhuma ciência poderia existir sem uma metodologia de exposição que possibilite seu compartilhamento e apreciação. É a maneira como falamos que estrutura nosso pensamento, que nos autoriza a emitir juízos ou simplesmente, nos permite viver em sociedade. Para Quintiliano, não é a racionalidade a principal distinção entre homens e animais, mas a capacidade de nos comunicarmos e persuadirmos através de palavras. O estudo da Retórica como arte do bem dizer (ars bene dicendi), portanto, é particularmente importante para os profissionais que dependem de sua eloquência para o desempenho pleno de suas funções: professores, advogados, jornalistas (para citar os mais numerosos). Neste curso, recuperaremos alguns marcos históricos no desenvolvimento dessa arte desde a Antiguidade até os nossos dias, comparando teorias, sublinhando técnicas de persuasão (ataque e defesa, considerados os respectivos efeitos psicológicos) e, por fim, exercitando a aplicação dos preceitos teóricos nas atividades cotidianas.

2. Súmula dos conteúdos

1) O que é Retórica? Funções persuasiva, hermenêutica, heurística e pedagógica. Origens do estudo da eloquência, principais autores e obras, movimentos importantes. Figuras de linguagem, de sentido, de construção e de pensamento: como atuam na composição de um discurso persuasivo?

2) O primeiro livro da Retórica de Aristóteles: a relação entre retórica e dialética; a utilidade e a finalidade específica da arte retórica; questões éticas; provas independentes e dependentes da arte; os gêneros deliberativo, demonstrativo e judiciário; exemplos e entimemas.

3) O segundo livro da Retórica de Aristóteles: as paixões que introduzem mudanças em nosso juízo; os caracteres humanos de acordo com as disposições, idades e diferenças de fortuna; o estudo do possível e do impossível; os lugares dos entimemas e a seleção dos argumentos; as diferentes espécies de refutações; a amplificação ou atenuação.

4) A Nova Retórica de Perelman: introdução; demonstração e argumentação; o contato dos espíritos ou a adesão do interlocutor; o orador e seu auditório; o auditório como construção do orador; adaptação do orador ao auditório; persuadir e convencer; o auditório universal; a argumentação perante um único ouvinte; a deliberação consigo mesmo; os efeitos da argumentação; o gênero epidítico; educação e propaganda; argumentação e violência; argumentação e envolvimento.

5) O acordo: premissas da argumentação; Os tipos de objeto de acordo: os fatos e as verdades; valores abstratos e valores concretos; as hierarquias; lugares da quantidade e da qualidade; utilização e redução dos lugares: espírito clássico e espírito romântico. Os acordos próprios de certas argumentações; a argumentação ad hominem e a petição de princípio.

6) A escolha dos dados e sua adaptação com vistas à argumentação: a interpretação dos dados; a escolha das qualificações; o uso das noções (aclaramento e obscurecimento); usos argumentativos e plasticidade das noções.

7) Apresentação dos dados e forma do discurso: matéria e forma do dicurso; problemas técnicos de apresentação dos dados; formas verbais e argumentação; as modalidades na expressão do pensamento; forma do discurso e comunhão com o auditório; figuras de retórica e argumentação; figuras da escolha, da presença e da comunhão; o estatuto dos elementos de argumentação e sua apresentação.

8) A arte de persuadir: como aprendê-la, exercitá-la e defender-se dela. A força e os paradoxos da persuasão; a autoimunização; a negociação persuasiva; fórmulas aplicáveis.

9) As causas do divórcio entre verdade e persuasão (ou: como mentir dizendo a verdade?); o silogismo; as sete cordas de um discurso persuasivo.

10) A lição dos antigos: leitura e análise de trechos do discurso ciceroniano Pro Caelio.

Professores

-Profa. Ms. Charlene Martins Miotti
Bacharela, Licenciada, Mestre e Doutoranda em Letras Clássicas (UNICAMP). Desenvolveu programa de estágio no Centro di Antropologia e Mondo Antico dell'Università di Siena (Itália) e na Fondation Hardt Pour L'Étude de L'Antiquité Classique (Suíça) em 2008/2009.

-Prof. Ms. Antônio Eduardo Consalvo
Advogado, Mestre em Filosofia ( PUC/SP). Doutorando em Filosofia (Lógica) UNICAMP.

Carga horária

45 horas

Investimento

1+5 de 250,00

Documentos para matrícula

  • 2 Cópias do RG
  • 2 Cópias do CPF
  • 1 Cópia do comprovante de endereço
  • 2 Cópias da Certidão de Nascimento/Casamento
  • 2 Cópias do Histórico da graduação
  • 2 cópias de documento que comprove matrícula ou conclusão de curso superior.
  • 1 Foto 3x4

Obs.: trazer documentos originais para conferencia ou autenticar uma das cópias.

Realização

  • Centro de Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação do Mosteiro de São Bento

____________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3328-8791

e-mail

[email protected]