Conferência - Comunicação interna
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Atualizado às 09:52
Conferência
Comunicação interna
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Data: 25 a 27/11
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Horário: 8h
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Local: Meliá Jardim Europa, São Paulo, SP
Promova a comunicação interna orientada a resultados para gerar vantagem competitiva com estratégias alinhadas aos objetivos do negócio.
Programação
25/11 - terça-feira
8h - Recepção e entrega de documentação
8h30 - Abertura da conferência pelo Presidente de Mesa
-Carlos Henrique Carvalho
Secretário - Executivo ABRACOM.
8h45 - Plano de comunicação por um novo jeito de ser: toda a organização precisa se mobilizar para mudança de cultura
Sendo a comunicação a principal ferramenta do Endobranding, ela precisa se utilizar de instrumentos que promovam a sua estratégia de vendas de "idéias, comportamentos e atitudes" - mobilização.
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A importância da comunicação interna para o alinhamento das ações estratégicas
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Comunicação Interna e Planejamento estratégico: apoiar a equipe dirigente e lideranças para estabelecer comunicação alinhada com a marca única
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Criar mecanismos para realimentar o processo a partir da percepção dos Colaboradores
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Como a Comunicação Interna pode ser mais estratégica e contribuir sistematicamente para a construção do Jeito Oi de Ser?
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Convergir verdadeiramente requer mobilizar as pessoas, criar ambiente para que realizem suas ambições e tratar estrategicamente os momentos de verdade no relacionamento com a empresa
-Manoela Osório
Gerente de Comunicação e Cultura Organizacional Oi.
*Caso prático
9h30 - O papel da comunicação interna no fortalecimento da imagem corporativa - alinhamento com a liderança e princípios corporativos
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Como garantir o apoio da liderança
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O papel chave da liderança na comunicação
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A importância dos princípios corporativos e sua disseminação
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Fortalecimento da imagem corporativa a partir da comunicação interna
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Resultados
-Palestrante será divulgado no site Diretor de Comunicação Interna EMBRAER
*Caso prático
10h15 - Networking coffee break
10h45 - Change management - como a comunicação interna deve ser trabalhada durante processos de mudanças
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O papel do comunicador em processos de mudanças
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A comunicação interna como peça chave para o sucesso em processos de mudança organizacional
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Mapeamento do público interno e ferramentas necessárias
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Alinhamento com os líderes
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Resultados obtidos
-Luciana Giles
Gerente de Comunicação RENAULT.
*Caso prático
11h30 - Era da informação - como garantir o sucesso das ações de comunicação em meio a disputa pela atenção do funcionário
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Veículos estratégicos de comunicação (ouvidoria interna e grupos de Afinidade)
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Desafios da comunicação (qualificação profiissional e descentralização)
-Silvia Tyrola
Gerente de Comunicação Interna ACCENTURE.
*Caso prático
12h15 - Comunicação interna 360o - A experiência da IBM Brasil
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Comunicação já era, agora é Transformação
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Estabelecendo a gestão da comunicação
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Determinando o estado de espírito da empresa
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Comunicação global X comunicação local
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Comunicação a la carte: cada funcionário com seu menu
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Comunicação para liderança
-Mauro Segura
Diretor de Comunicação IBM BRASIL.
-Flavia Apocalypse
Gerente de Comunicação Interna IBM BRASIL.
*Caso prático
13h - Almoço
14h - Estruture um comitê de comunicação interna e garanta resultados efetivos na disseminação da informação
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A comunicação geralmente falha em função de um sistema ou ferramentas inadequadas, mas principalmente como resultado de canais deficientes de comunicação, entre os quais se destaca o fator humano. O envolvimento multidisciplinar pode ajudar a minimizar esta questão.
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Como motivar, integrar e alinhar os esforços de todas as áreas para atingir os objetivos traçados na estratégia organizacional através de um Comitê de Comunicação multifuncional.
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Objetivos, estratégias, plano de ação e exemplos
-Renata Rizzo Presta
Gestora de Comunicação Corporativa para a América Latina VOITH SIEMENS.
*Caso prático
14h45 - Comunicação interna feita pelo colaborador - como garantir a efetividade da comunicação a partir da interação do público interno
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Mídias oficiais, espontâneas, locais, globais, externas e internas. Em meio à tanta exposição de informações, como atrair a atenção do público interno para assuntos pertinentes à empresa e aprimorar o fluxo de comunicação entre os níveis hierárquicos? Para a Atento, o segredo está na comunicação feita pelo colaborador para o próprio colaborador.
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A importância de inovar com canais de comunicação já consagrados pelas corporações
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Valores e atributos: como envolver os colaboradores na disseminação destes temas
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Proximidade: a relação que vale ouro no dia a dia de uma empresa
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Resultados obtidos
-Luis Alcubierre
Diretor de Comunicação ATENTO.
-Ana Cristina Santos
Gerente de Comunicação Interna ATENTO.
*Caso prático
15h30 - O impacto da comunicação interna e seus canais para a gestão do clima organizacional
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O papel da pesquisa interna para o desenvolvimento de planos de comunicação
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Comunicação interna como parceiro das práticas de RH
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SAC interno como canal direto de comunicação para os colaboradores
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Resultados
-Luciana Ranieri
Gerente de Comunicação Interna e Ambiente Corporativo Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
*Caso prático
16h15 - Networking coffee break
16h45 - Transforme seus colaboradores em embaixadores da empresa a partir de ações estruturadas de comunicação interna
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Compreenda o papel do colaborador na construção e fortalecimento de uma empresa
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Qual é o papel da comunicação interna nesse contexto
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Disseminação da cultura organizacional como peça chave para a transformação do colaborador em embaixador
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Resultados obtidos
-Ricardo Vicalvi
Coordenador de Comunicação Interna América Latina PHILIPS.
-Fernanda Carvalho
Gerente Geral de Comunicação Corporativa América Latina PHILIPS.
*Caso prático
17h30 - Desenvolva estratégias para a comunicação interna baseadas nos colaboradores e alinhadas com o objetivo do negócio
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Como pensar comunicação interna estrategicamente
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Comunicação interna como suporte ao crescimento sustentável da empresa
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A dinâmica da comunicação - promova
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O patrocínio da liderança como peça chave para o sucesso das ações de comunicação
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Resultados da comunicação interna na Nextel
-Roberta Germano
Gerente de Comunicação NEXTEL.
*Caso prático
18h15 - Encerramento do primeiro dia da conferência
26/11 - quarta-feira
8h - Recepção
8h30 - Abertura da conferência pelo Presidente de Mesa
8h45 - Comunicação interna como peça chave no sucesso dos negócios - compreenda como um bom plano de comunicação com o público interno impacta positivamente na estratégia corporativa
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Desenvolva um plano de comunicação interna alinhado à estratégia corporativa
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Comunicação interna como peça chave para o sucesso dos negócios
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Garanta o envolvimento dos colaboradores com uma comunicação transparente das metas e resultados
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Canais formais de comunicação alinhados à estratégia de comunicação
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Mensure os resultados
-Stefania Valle
Gerente de Comunicação Interna REDECARD.
*Caso prático
9h30 - Engajamento do público interno através de uma comunicação simples, ágil, transparente e que promova ações incentivadoras
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Entenda a cultura organizacional e a transmita aos colaboradores de forma clara e motivadora
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Como ser percebida pela base de clientes internos como diferencial no entendimento e apoio aos processos da empresa e pelos executivos como fundamental para disseminação e engajamento na estratégia dos negócios
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Promova reconhecimentos dos funcionários
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Mobilize para Resultados, viabilize o Marketing externo e prepare para mudanças
-Rosangela Villareal
Gerente de Endomarketing LOSANGO.
*Caso prático
10h15 - Networking coffee break
10h45 - Comunicação interna como pilar para programas de responsabilidade social
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Quando pensamos em responsabilidade social nas empresas, precisamos entender que o principal público a ser envolvido é o interno. Sem o engajamento dos colaboradores, qualquer campanha de responsabilidade social acaba fadada a ser mais uma ação de marketing
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É possível pensar em responsabilidade social sem os colaboradores?
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Campanha de Responsabilidade Social - Como garantir a participação e colaboração do público interno
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Como identificar os fatores que motivam a participação
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Impactos positivos para o negócio
-César Rua
Gerente de Comunicação Interna GRUPO TELEFÔNICA.
*Caso prático
11h30 - Como Contratar Comunicação Interna - o mercado de agências de comunicação
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O mercado de comunicação corporativa
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Comunicação interna: estratégia e parceria
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O papel das agências nas políticas de comunicação interna
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O perfil dos serviços de comunicação interna: o portfólio do mercado
-Carlos Henrique Carvalho
Secretário-Executivo ABRACOM.
12h15 - O portal corporativo como ferramenta de gestão de pessoas
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Portal corporativo, ferramenta fundamental para a comunicação interna
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O portal corporativo como fator de engajamento do público interno
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Como maximizar o fluxo de informações e a acessibilidade do portal
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Alinhamento do conteúdo digital com a estratégia corporativa e os objetivos do negócio
-Daniel Bruin
Gerente Executivo de Comunicação Interna SANTANDER.
*Caso prático
13h - Almoço
14h - Estratégias para a disseminação da informação para todos os colaboradores - Como chegar a todos os níveis hierárquicos e vencer barreiras geográficas e culturais
A TV Wal-Mart é uma ferramenta de comunicação interna que faz uso de tecnologia de ponta para atingir um público diversificado e disperso geograficamente. Através de transmissões via satélite 24h por dia, ela possibilita a disseminação de informações da empresa e suporta a tomada de decisões de negócio. Nesta palestra você vai conhecer:
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TV Corporativa como ferramenta estratégica de negócio
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Potencial de comunicação e interatividade dessa ferramenta
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Vantagens e desvantagens de uma TV Corporativa
-Silene Chiconini
Diretora de Comunicação WAL-MART.
*Caso prático
14h45 - A importância da comunicação interna face to face em tempos da internet
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Envolvimento do público interno com a comunicação direta
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Como vencer a tecnologia na disputa pela atenção do funcionário
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Transparência e comunicação aberta entre todas as camadas hierárquicas por meio da comunicação direta face to face
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Resultados
-Elisa Prado
Diretora de Comunicação TETRA PAK.
*Caso prático
15h30 - Evolução da Comunicação no Grupo Votorantim: os desafios de uma empresa cada vez mais global e seus 60 mil funcionários
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A evolução da governança corporativa e o novo posicionamento do Grupo
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Mudança cultural: a unidade na diversidade
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As diretrizes do sistema de gestão Votorantim para a área de comunicação
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A comunicação interna e seus diversos públicos - no Brasil e no mundo
-Malu Weber
Gerente Geral de Marca e Comunicação Corporativa GRUPO VOTORANTIM
-Mylene Ferreira
Consultora Interna de Comunicação Interna GRUPO VOTORANTIM.
*Caso prático
16h20 - Networking coffee break
16h50 - Comunicação Interna como estratégia do negócio
Técnicas de comunicação e como aferir sua parcela de contribuição no resultado
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Como a Comunicação interna da SKY atua como parte estratégica do negócio e não somente como área de suporte
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Comunicação simples
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Como avaliar a eficiência da comunicação
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Jogos, interatividade, jornal interno, mascote - diferenciação de formatos para reter o máximo de conteúdo
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Interface com as áreas
-Solange dos Santos Alves
Gerente de Comunicação e Qualidade SKY.
*Caso prático
17h35 - O futuro da Comunicação Interna - Próximos passos para garantir a excelência na gestão da comunicação interna
Os objetivos deste painel é gerar uma discussão sobre o real papel da comunicação interna sobre a estratégia corporativa orientada a resultados e levantar os pontos sobre os atributos necessários para a área e para os profissionais que com ela atuam se posicionarem como peças chave para o sucesso das organizações.
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Melhores práticas na comunicação interna
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Quais são os próximos passos para garantir o posicionamento estratégico da comunicação interna nas organizações
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Trends - repensando a comunicação interna nas organizações
-Viviane Mansi
Public Affairs Manager MERCK SHARP & DOHME.
-Elisa Prado
Diretora de Comunicação TETRA PAK.
-Mauro Segura
Diretor de Comunicação IBM BRASIL.
-Juliana Marques
Superintendente de Endomarketing HSBC.
18h35 - Encerramento da conferência
27/11 - quinta-feira
8h30 - Recepção e café
9h - 11h30 - Workshop A: Construção de um plano de comunicação baseado em indicadores de performance
A comunicação interna precisa ir além da mera formalidade de transmitir informações para os colaboradores. Como qualquer outra área, precisa gerar resultados para o negócio, baseados em indicadores claros de desempenho. Para isso, é preciso que a área tenha um bom planejamento e boas métricas.
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Como a comunicação interna pode contribuir para os negócios
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Como desenvolver um plano de comunicação alinhado com a estratégia corporativa
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Quais critérios devem ser analisados na definição de metas e métricas
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O que mensurar
-Viviane Mansi
Public Affairs Manager MERCK SHARP & DOHME.
10h - Networking coffee break
*Caso prático
11h45 - 15h30 - Workshop B: Novas mídias - Wikis, blogs, web 2.0 - como ser mais efetivo na comunicação interna na era da tecnologia e colaboração
O grande volume de informações e a tecnologia acabam por deixar a comunicação com uma cara mais formal e dura, sem o contato direto e a interação das partes. Neste workshop saiba como novos canais e ferramentas alinhados com a estratégia e cultura corporativa podem transformar a comunicação interna
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Novas mídias - quais canais são mais eficientes na era da colaboração
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Qual é o impacto que a tecnologia causa na dinâmica da comunicação
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Cultura organizacional - como garantir o fluxo das informações
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Resultados obtidos
-Juliana Marques
Superintendente de Endomarketing HSBC.
-Luciano Miranda
Gerente da Intranet Brasil HSBC.
12h45 - Almoço
*Caso prático
15h45 - 18h - Workshop C: Desenvolvendo métricas para garantir o retorno sobre investimentos em comunicação interna
Como uma área estratégica para a empresa, a comunicação interna precisa ter em seu planejamento indicadores de performance estabelecidos para garantir a efetividade de sua ações. Sem esses indicadores dificilmente seriam possíveis o alinhamento da área com a estratégia corporativa e o desenvolvimento de ações estruturadas de comunicação interna.
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A importância da definição de métricas para comunicação interna
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Como definir indicadores de desempenho alinhados à estratégia da comunicação e do negócio
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Quais critérios devem ser observados para o estabelecimento de indicadores
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Simulação de um caso fictício
-Suzel Figueiredo
Diretora INSTITUTO ABERJE DE PESQUISA, Professora de Pesquisa em Projetos Aplicados FAAP - FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, Conselheira da ASBPM - ASSOCIAÇÃO SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA DE MERCADO.
16h45 - Networking coffee break.
Realização
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IQPC Brasil - International Quality & Productivity Center
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