Curso - Gestão Profissional de Negócios Jurídicos
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Atualizado às 15:54
Curso
Gestão Profissional de Negócios Jurídicos
-
Data: 28 e 29/10
-
Horário: 8h30
-
Local: Meliá Jardim Europa, São Paulo/SP
Conheça os novos desafios na gestão profissional de escritórios de advocacia, e as práticas que auxiliam na superação de obstáculos e resultam em estruturas administrativas de sucesso.
-
Práticas de Governança Corporativa aos negócios jurídicos, respeitando as especificidades do mercado.
-
Adaptação da cultura centralizadora do sócio fundador à horizontalização do poder nas estruturas jurídicas
-
Planejamento estratégico como um instrumento de apoio às decisões corporativas
-
O vínculo de causa e efeito entre pessoas, produção, clientes e financeiro, e sua influência na sustentabilidade do negócio
-
Estratégias para transformar as áreas de suporte em ferramentas para obtenção de vantagens competitivas de mercado
-
Marketing Jurídico Digital como instrumento para uma maior interação com clientes e o mercado
28/10 - terça-feira
8h30 - Recepção, entrega de material e café
9h às 11h - Workshop A
-
Práticas de Governança Corporativa para profissionalização de escritórios de advocacia
A Governança Corporativa é um fenômeno de mercado, mas ainda em instauração no segmento jurídico. O processo de evolução das bancas com características familiares ou de gestão exclusiva dos sócios fundadores para empresas profissionalmente administradas é um processo delicado e de risco. Entenda os principais desafios da implementação da Govenança Corporativa no segmento jurídico e conheça os caminhos percorridos por um grande escritório para encontrar as melhores práticas.
-
Gestão profissional exercida por não advogados
-
Gestão organizacional x Gestão estratégica
-
Processo de adaptação dos sócios fundadores - Cedendo poder de decisão
-
Gerenciamento de conflitos entre administradores e sócios
-
Riscos do processo de profissionalização mal executado
-
Novos papéis do sócio fundador na Governança Corporativa
Carlos Fernando Couto
Advogado do escritório Veirano Advogados
11h - Networking coffee break
11h30 - Abertura da conferência pelo Presidente de Mesa
Leonardo Barém Leite
Advogado do escritório Demarest e Almeida Advogados
11h40 - Inovações estruturais em escritórios profissionalizados
Conheça práticas inovadoras de gestão que resultaram em aumento de eficiência dos resultados jurídicos, além de significativas reduções de custo, melhoria nos controles internos, no ambiente corporativo e nos índices de turnover.
-
Ferramentas de gestão imprescindíveis na advocacia moderna - Ações motivacionais, job rotation, sirene da vitória e demais práticas e seus resultados práticos
-
Ferramentas de gestão não aplicáveis a escritórios de advocacia em face da especificidade da atividade - Como evitar graves erros na gestão jurídica
-
Projeto Tolerância Zero
-
Projeto SOMAR e seus resultados quantitativos
-
Medidas para crescer sem perda de qualidade - Núcleo de aperfeiçoamento profissional, SAC e relacionamento com o cliente, GAPI, entre outros projetos inovadores
-Décio Freire
Sócio Fundador do escritório Décio Freire & Associados
12h20 - Debate
12h30 - Almoço
13h50 - Fórum de discussão - Como conceber, administrar e cumprir um Planejamento Financeiro Estratégico, tornando-o instrumento de apoio às decisões corporativas
O planejamento do bom uso dos recursos financeiros de um escritório é um dos principais fatores de sucesso de uma gestão profissional.
Aprenda como realizar um bom planejamento estratégico e fazer dele um instrumento de apoio às decisões corporativas.
-
Business Inteligence e relacionamento com a gestão financeira
-
Melhoria do relacionamento financeiro com os clientes
-
Apuração de resultados por unidades de negócio
-
Indicadores financeiros por área de atuação
-
Transparência e publicidade das demonstrações financeiras para os colaboradores
-
Confecção de acordos societários e equalização de diferenças de remuneração entre sócios
Mario Leandro Campos Ezequiel
Diretor Financeiro do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados e Diretor Geral do CEAE - Centro Estudos de Administração de Escritórios.
Milton Speranzini
Diretor Financeiro/Administrativo do escritório Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
15h10 - Networking coffee break
15h40 - Entenda o novo perfil dos componentes dos escritórios profissionalizados e aprenda a lidar com os desafios de gestão de pessoas Apresentação do perfil dos componentes dos quadros de colaboradores de escritórios estruturados de forma profissional, da diferença de perfil dos antigos colaboradores e dos atuais, dos desafios gerados por essas diferenças, das melhores práticas e dos resultados alcançados na área de recursos humanos.
-
Perfil dos colaboradores de escritórios profissionalizados
-
Geração X, Y e IPOD - Administração de conflitos inclusive no quadro de sócios
-
Ansiedade pelo crescimento profissional x Planos de desenvolvimento longos
-
Estruturas competitivas - Mal necessário aos resultados?
-
Formação de lideranças, além da liderança técnica
-
Formação comercial, gestão do tempo, comunicação, entre outros aspectos
Marisa Guello Daumichen
Diretora de Recursos Humanos do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
Gerente Administrativa e Financeira do escritório Souza, Cescon Avedissian, Barrieu e Flesch Advogados
16h40 - Debate
16h50 - Fórum de discussão: Estratégias para tornar o atendimento ao cliente um diferencial competitivo no mercado.
Conheça as práticas de atendimento que fazem a diferença para os clientes e como criar uma cultura de qualidade total em seu escritório, de forma que o cliente absorva os honorários estabelecidos como investimento e não como custo.
-
Desafios do atendimento ao cliente x Diversas áreas de atuação
-
Pessoalidade x Grandes estruturas
-
Fidelização do cliente - como se diferenciar dos demais em um mercado tão competitivo
-
"Leilão Reverso" de honorários
-Rogério Góes
-José Abramovicz
Membros fundadores do GEAL - Grupo de Excelência em Administração Legal, CRA - Conselho Regional de Administração/SP.
17h30 - Debate
17h40 - Encerramento do 1º dia da conferência
29/10 - quarta-feira
8h30 - Recepção e café
8h50 - Abertura do 2º dia da conferência pelo Presidente de Mesa
Leonardo Barém Leite
Advogado do escritório Demarest e Almeida Advogados
9h - Aspectos estratégicos na expansão de escritórios brasileiros no mercado internacional
O mercado empresarial brasileiro está se expandindo. Hoje o Brasil conta com diversas empresas com atuação no mercado internacional, e as empresas jurídicas não são exceções a esse fenômeno. Entenda como funciona o segmento jurídico no exterior, o que motiva os escritórios brasileiros a migrarem para outros países e os principais aspectos a serem observados na expansão internacional desses escritórios.
-
O que é crescimento
-
Formas de crescimento
-
Crescimento sozinho x Parcerias
-
Mercado estrangeiro
-
O fenômeno das multinacionais brasileiras
-
Desafios na gestão da expansão
-
Estratégias para expansão do negócio
-
Panorama atual de escritórios nacionais no exterior
Leonardo Barém Leite
Advogado do escritório Demarest e Almeida Advogados
9h40 - Debate
9h50 - Networking coffee break
10h20 - Entenda o porquê, como, quando e onde ampliar a atuação territorial de seu escritório e como gerenciar esse processo para obter resultados positivos Aumentar a estrutura de um escritório sem o planejamento necessário pode significar não somente o aumento dos custos como também o desgaste da imagem do escritório no mercado, e dos colaboradores envolvidos no processo. Aprenda como evitar problemas nessa empreitada.
-
Aspectos internos a serem considerados para a viabilidade da expansão
-
Gestão de procedimentos e gestão de culturas
-
Administração de sites em localidades diferenciadas
-
Localidades essenciais e localidades estratégicas
Flavia Bortoluzzo
Sócia Gestora da Unidade de São Paulo do escritório Martinelli Advocacia Empresarial
11h - Debate
11h10 - Alinhando a Governança Corporativa com a Governança de TI - Tecnologia da Informação como ferramenta para obtenção de vantagem competitiva e geração de receita
A área de tecnologia da informação é essencial para as práticas de uma gestão profissionalizada. Veja as principais inovações, como alterar o status de uma área de custos para uma área geradora de receita e indispensável para a estratégia da empresa.
-
Garantindo o alinhamento de TI ao negócio
-
A área de TI - Evolução de área de suporte para área estratégica
-
Tecnologia da Informação como ferramenta para obtenção de vantagem competitiva
-
Interação com os clientes
-
Práticas inovadoras em segurança e mobilidade
-
Gerenciando TI através dos frameworks internacionais - COBIT , BSC para TI, ISO 27001
Eduardo Viana
Gerente Nacional de Tecnologia da Informação Siqueira Castro Advogados.
12h - Almoço
13h30 - As estratégias de comunicação com o mercado que resultam em diferencial competitivo
Entenda o papel dos profissionais de marketing na estrutura de um grande escritório, e as melhores práticas de exposição da banca no mercado respeitando as regras estabelecidas pela OAB e os resultados auferidos após a adoção de uma estratégia de comunicação.
-
O departamento de marketing nos escritórios de advocacia - Papéis
-
Posicionamento com relação ao Código de Ética da OAB
-
Implementação de políticas de qualidade
-
Indicadores de resultado
-Ana Carolina Renda
Advogada Responsável pelo Departamento de Negócios do escritório Almeida Advogados
14h10 - Debate
14h20 - Marketing Jurídico Digital como instrumento para uma maior integração com clientes, prospects e o mercado
A Tecnologia da Informação, representada principalmente pela internet, congrega um dos principais e mais modernos recursos de comunicação e marketing disponíveis para que advogados e escritórios possam desenvolver uma melhor e mais completa interação com seus clientes, clientes em potencial e o mercado.
-
Site institucional orientado a resultados
-
Otimização de sites visando o máximo desempenho nas ferramentas de busca
-
Blogs jurídicos como ferramenta de relacionamento com o mercado
-
Outros recursos baseados na internet: informativos, e-mail marketing, feeds de conteúdo, eventos via internet ("webinars"), podcasts, mundos virtuais
-
Estatísticas de apoio (estudos nacionais e estrangeiros)
-Marco Antônio Gonçalves
Sócio do escritório Gonçalves & Gonçalves Marketing Jurídico
15h- Debate
15h10 - Encerramento da conferência e networking coffee break
15h40 - 17h40 - Workshop B
Advocacia Sustentável - O sistema de causa e efeito existente entre pessoas, produção, clientes e financeiro, e a direta associação à sustentabilidade do negócio jurídico Com uma abordagem prática, será apresentado o sistema de causa e efeito existente entre os 4 pilares para a sustentabilidade do negócio, e como aplica-lo no seu escritório.
-
Advocacia Sustentável: o conceito
-
Os 4 pilares de sustentação: pessoas, produção, clientes e financeiro
-
Pessoas: aqui tudo começa e termina
-
Produção: equilíbrio entre qualidade, tempo, custo e produtividade
-
Cliente: o receptor de benefícios em valor agregado
-
Financeiro: a medida das coisas bem feitas
-
Sistema de causa e efeito
-
Aplicabilidade prática
-Lara Selem
Sócia do escritório Selem, Bertozzi & Consultores Associados
Realização
-
IQPC Brasil - International Quality & Productivity Center
_________________
INFORMAÇÕES E INCRIÇÕES
TELEFONE
e-mail
[email protected]