Curso Organizando Escritórios e Departamentos Jurídicos
quarta-feira, 16 de julho de 2008
Atualizado às 10:11
Curso
Organizando Escritórios e Departamentos Jurídicos
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Data: 14 e 15/8
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Horário: 9h às 18h30
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Local: Auditório da Central Prática - R. Frei Caneca, 322 - 4º andar - Cerqueira César - São Paulo/SP.
Módulo I - Planejamento estratégico e organização administrativa (14/8 - das 9h às 13h)
Módulo II - Organização, controle e métodos (14/8 - das 14h30 às 18h30)
Módulo III - Gerenciamento humano (15/8 - das 9h às 13h)
Módulo IV - Marketing e relacionamento aplicados à área jurídica (15/8 - das 14h30 às 18h30)
O que esperar deste curso: as modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuiram para exigir dos advogados e do corpo administrativo de escritórios, sociedades e departamentos jurídicos empresariais visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em quatro módulos, o curso pretende apresentar alternativas de gerenciamento físico, financeiro, humano e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. A partir de técnicas simples, mas muitas vezes desconhecidas dos profissionais da área jurídica, os instrutores, que são especialistas na prestação de consultoria organizacional para escritórios e departamentos jurídicos, abordarão os principais temas pertinentes à organização dessas estruturas empresariais.
Público alvo: advogados, profissionais da área administrativa em geral (diretores, gerentes, assistentes, secretárias e estagiários) de escritórios de advocacia, sociedades de advogados de médio e pequeno porte e de departamentos jurídicos empresariais.
PROGRAMA
O curso é dividido em quatro módulos independentes entre si, cada um com quatro horas de duração:
MÓDULO I - Planejamento estratégico e organização administrativa
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Planejamento estratégico
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Como planejar e estruturar o escritório ou uma reforma administrativa
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Níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional): diferenças e importância de cada nível
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Atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade
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Construção de planejamentos estratégicos setoriais e gerais
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Manual de procedimentos
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Normas e padrões de funcionamento
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Manuais que devem estar presentes em escritórios
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Como elaborar os manuais
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Planejamento, organização e controle de publicações e prazos
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Utilização do sistema de controle processual
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Controle de qualidade e de prazos
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Planejamento financeiro e orçamentário
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Controle de custos
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Budget
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Controle de rendimento e de custos por áreas ou setores
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Custo dos serviços
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Equipamentos e sistemas
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O processo digital no escritório
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Hardware de escritórios: novidades
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Outras inovações tecnológicas aplicáveis aos escritórios
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Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual
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Como tornar o software útil e eficaz
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Implantação
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Exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação
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Cuidados no cadastro de informações
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Manual de utilização do sistema: características básicas
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Indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado
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Organização de arquivos jurídicos, administrativos, pessoais e biblioteca
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Apresentação de sistemáticas de organização de arquivos
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Organização de documentos em geral
Palestrante:
-Mauro Scheer Luís
MÓDULO II - Organização, controle e métodos
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Enfoque por processos - a forma estruturada de visualização de trabalho
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Objetivo
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Conceitos gerais
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Métodos de análise e solução de problemas através de ferramentas administrativas
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Visão tradicional versus enfoque na qualidade
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O Ciclo PDCA - planejar, executar, checar e agir
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Brainstorming - usando a criatividade dos colaboradores para identificar os problemas e suas causas
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Folha de verificação - construindo uma planilha para a coleta de dados
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Diagrama de causa e efeito - como identificar a série de causas de um problema?
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Análise de Pareto - como hierarquizar o ataque aos problemas?
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Indicadores de desempenho - resultado desejado e resultado alcançado
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A padronização dos processos organizacionais
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Organograma - a estrutura formal do escritório
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Funcionograma e a atribuição de funções
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Fluxograma - a representação gráfica das tarefas do escritório
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QDT - Quadro de distribuição de funções - quanto e como cada um realiza suas tarefas?
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Manuais de rotinas - padronização da forma como as tarefas são realizadas
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Organização, controle e reembolso de honorários e despesas
Palestrante:
-João A Fernandes
MÓDULO III - Gerenciamento humano
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Visão e missão do escritório
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Apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia
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Exercício prático
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Recrutamento e seleção - ferramentas para uma contratação eficaz
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Delegação de tarefas
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Estratégias motivacionais
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Políticas de recompensa
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Como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação
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Apresentação de "estruturas horizontais"
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Ferramenta motivacional para advogados
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Vantagens
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Como funciona na prática
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Regulamento interno
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Qual a importância do regulamento interno na gestão da empresa
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Como construir
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Modelos
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Administração de conflitos
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Atribuição de funções
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O profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado
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Manuais de atribuição de funções
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Vantagens
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Apresentação de modelos
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Como elaborar o organograma hierárquico
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Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana
Palestrante:
-Vanessa S. Scheer
MÓDULO IV - Marketing e relacionamento aplicados à área jurídica
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O mercado da área jurídica - constatações e tendências
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Atendimento e relacionamento
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Como diferenciar-se
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Planejamento de contatos e relacionamento
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Networking eficaz no meio jurídico
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Associações, relacionamentos e a localização do público-alvo
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Pesquisas de satisfação
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Formas de pesquisa, de acordo com a intenção do pesquisador
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Exercício prático: montando uma pesquisa
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Marketing de acordo com o código de ética
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Decisões dos Tribunais de Ética das OAB's
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Legislação aplicável
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Diretrizes sobre as restrições e proibições
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Construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB
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Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes
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Técnicas de venda e negociação para a área jurídica
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Ferramentas da PNL - Programação Neurolingüística - que podem ser utilizadas em escritórios e departamentos
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Valor dos serviços e aspectos psicológicos
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Como o cliente enxerga o valor dos serviços
Palestrantes:
-Mauro Scheer Luís
-Vanessa S. Scheer
PALESTRANTES
-Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Dias Advogados (instrutor dos módulos I e IV).
-Vanessa S. Scheer, formada em psicologia e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais
-João A. Fernandes, Mestre em administração - área de concentração marketing ; profissional com ampla experiência em gestão de empresas e organização, sistemas e métodos aplicados à área jurídica; atuou como professor universitário em Administração de Sistemas de Informação e Administração Mercadológica. Consultor da Central Prática (instrutor do módulo II).
OBSERVAÇÕES:
*Incluso: Material de apoio, certificado de participação, estacionamento e um coffee break para cada módulo.
-A confirmação da realização do curso está sujeita a quórum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
Realização
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Central Prática Consultoria e Treinamento
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Ganhador:
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Herbert Gavazza Marques, advogado do escritório Dias & Freire Kutinskas Advogados Associados
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3120-6806
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