Curso Gestão Estratégica da Comunicação Interna
terça-feira, 10 de junho de 2008
Atualizado às 11:13
Curso
Gestão Estratégica da Comunicação Interna
Relações internas, eventos, encontros, mídia interna, formação da cultura: o desafio da comunicação na Era da Internet
-
Data: 26/6
-
Horário: 9h às 18h
-
Local: av. Brigadeiro Luiz Antonio, 613 - São Paulo/SP
Comunicação é fator estratégico
No cenário de grandes mudanças e desafios em que as empresas vivem hoje, é necessário traçar uma estratégia certa e dirigir os esforços e talentos da organização para a sua realização. Isso requer, antes de mais nada, um alinhamento cognitivo, emocional e comportamental. A comunicação é o instrumento pelo qual este pode ser obtido.
Público-alvo
-
Profissionais de recursos humanos, direta ou indiretamente ligados à comunicação interna
-
Profissionais ligados à comunicação interna: Jornalistas, produtores de conteúdo, designers, profissionais de relações públicas, psicólogos, e outros envolvidos com a área.
-
Gerentes de áreas para as quais a comunicação com o público interno seja vital: qualidade, segurança, treinamento, serviço social e outras.
Competências a serem desenvolvidas
-
Compreensão do conceito de estratégia empresarial e da inserção da comunicação como instrumento de gestão estratégica
-
Assimilação de um modelo de atuação em comunicação, abrangente, coerente e eficiente, que leve o profissional a gerir com maior eficiência os processos de relacionamento internos, seja entre a empresa e seus públicos, seja entre áreas da organização
-
Aquisição de técnicas, conceitos e práticas que permitam adequada escolha e veículos, desenvolvimento de conteúdos apropriados, redação de mensagens eficazes.
Programa
*Gestão estratégica e o papel da comunicação
*O que é estratégia e a importância da gestão estratégica eficaz nos mercados competitivos de hoje
*A comunicação no contexto da gestão estratégica
*Comunicação como fator estratégico na Era da Internet
-
Deslocamento do foco da competição empresarial
-
A necessidade de aprendizado da comunicação interna
-
Entraves à comunicação e sua remoção
*A montagem de um programa eficiente de comunicação interna
-
Um diagnóstico da situação da comunicação na empresa
-
Definição dos objetivos e estratégias do programa de comunicação
-
As áreas-chaves de resultado na comunicação
*A orientação estratégica da comunicação
-
O que comunicar: conteúdos que colaboram para a criação de uma cultura de competência na empresa
-
A forma de comunicar: mensagens informativas, mensagens persuasivas
-
Como escolher e usar cada um dos veículos de comunicação Jornalismo interno
-
Veículos: Intranet, jornal impresso, boletins, quadros de avisos e murais
-
Conteúdo atrativo e eficaz na criação da cultura de competência
-
Forma para atratividade e produtividade da leitura
*Encontros, eventos e outros tipos de comunicação interativa face-a-face
-
Condições para melhoria nas comunicações verticais e horizontais
-
Organização de encontros: café-da-manhã, happy-hour, encontros sociais
-
Organização de eventos internos: festas, feiras, exposições, concursos, gincanas etc.
*Usando a comunicação como arma estratégica da mudança cultural
-
O que a comunicação pode/não pode fazer pela empresa
-
Condições para um uso estratégico da comunicação
-
A manutenção eficiente do processo de comunicação interno
Consultor
-José Antônio Rosa
Atuação na área de comunicação. Doutorando em Comunicação pela USP/SP, é Mestre em Administração de Empresas ela PUC/SP e Bacharel em Jornalismo pela PUC/Campinas. Professor de pós-graduação nas áreas de Administração e Comunicação, vinculado ao INPG - Instituto Nacional de Pós-Graduação. É autor ou co-autor de 30 livros, sendo vários na área de comunicação, como: Redigir e Convencer, Jornal de Empresa na Prática, Jornal de Empresa - Criação, Elaboração e Administração, Conversar e Crescer. Entre seus últimos lançamentos estão os livros Os Dez Compromissos da Liderança, Você Sabe Jogar Pongue? Foi repórter e redator no jornalismo diário e, como articulista, colaborou com muitos entre os principais jornais e revistas do país. É editor-fundador da Editora STS. Prêmio Aberje de Jornalismo Empresarial.
Este curso poderá ser realizado In Company - Solicite uma proposta.
*Incluso: Material didático, almoço, coffee-break e certificado.
**Desconto de 10% para inscrições efetuadas até 10 dias antes do curso.