Curso Organizando escritórios e departamentos jurídicos
segunda-feira, 24 de março de 2008
Atualizado às 13:50
Curso
Organizando escritórios e departamentos jurídicos
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Datas: Módulo I - Gerenciamento físico e financeiro - 5/6
Módulo II - Gerenciamento humano - 5/6
Módulo III - Marketing aplicado à área jurídica - 6/5 -
Horários: Módulo I - 9h às 13h
Módulo II - 14h30 às 18h30
Módulo III - 9h às 13h
PÚBLICO-ALVO: advogados, profissionais da área administrativa em geral (diretores, gerentes, assistentes, secretárias e estagiários) de escritórios de advocacia, sociedades de advogados de médio e pequeno porte e de departamentos jurídicos empresariais.
OBJETIVO: as modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuiram para exigir dos advogados e do corpo administrativo de escritórios, sociedades e departamentos jurídicos empresariais visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em três módulos, o curso pretende apresentar alternativas de gerenciamento físico, financeiro, humano e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. A partir de técnicas simples, mas muitas vezes desconhecidas dos profissionais da área jurídica, os instrutores, que são especialistas na prestação de consultoria organizacional para escritórios e departamentos jurídicos, abordarão os principais temas pertinentes à organização dessas estruturas empresariais.
PROGRAMAÇÃO:
Módulo I - Gerenciamento físico e financeiro
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Como planejar e estruturar o escritório - elaborando o planejamento estratégico;
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Manual de procedimentos - normas e padrões de funcionamento: como elaborar, sugestões de modelos;
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Como calcular o custo do serviço de acordo com cada estrutura;
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Estruturação de organização e cobrança de honorários;
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Estruturação de organização, cobrança e recuperação de despesas - como evitar prejuízos;
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Equipamentos e sistemas;
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Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual;
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Indicação dos principais softwares de controle processual do mercado;
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Organização de arquivos jurídicos, administrativos, pessoais e biblioteca;
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Organização de documentos em geral.
Módulo II - Gerenciamento humano
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Visão e missão do escritório: apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
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Recrutamento e seleção - princípios básicos para uma contratação eficaz;
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Delegação de tarefas;
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Estratégias motivacionais;
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Apresentação de "Estruturas horizontais";
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Regulamento interno: qual a importância do regulamento interno na gestão da empresa;
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Administração de conflitos;
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Atribuição de funções: o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
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Como elaborar o organograma hierárquico;
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Apresentação de estudo de caso de reestruturação humana.
Módulo III - Marketing aplicado à área jurídica
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O mercado da área jurídica - constatações e tendências;
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Networking eficaz no meio jurídico;
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Marketing de acordo com o código de ética;
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Técnicas de venda e negociação para a área jurídica;
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Construção de sites na internet e uso do e-mail pelo advogado segundo as normas da OAB;
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Composição de preço dos serviços advocatícios;
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Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes;
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Fazendo apresentações eficazes;
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Atingindo visibilidade no mercado sem desrespeitar as normas éticas.
PALESTRANTES:
-Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Dias Advogados. Participa de reuniões do comitê de legislação da AMCHAM - Câmara Americana de Comércio.
-Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, cursando MBA em excelência gerencial pela FAAP, diretora executiva da Central Prática (é instrutora dos módulos II e III).
OBSERVAÇÕES:
*Incluso: Material de apoio, certificado de participação, estacionamento e um coffee break para cada módulo.
-A confirmação da realização do curso está sujeita a quórum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
Realização
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Central Prática Consultoria e Treinamento
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Para concorrer a 1 vaga:
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