Seminário O ICMS, ISS e a base de cálculo da COFINS e do PIS
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Atualizado em 14 de novembro de 2007 09:17
Seminário
O ICMS, ISS e a base de cálculo da COFINS e do PIS
-
Data: 29/11 - quinta-feira
-
Horário: das 9h às 12h
-
Local: Auditório da Central Prática - R. Frei Caneca, 322 - 4º andar (estacionamento: Frei Park - R. Frei Caneca, 348 - Cerqueira César)
Objetivo: recentemente o STF - Supremo Tribunal Federal - retomou o julgamento do Recurso Extraordinário 240.785, que discute a constitucionalidade da inclusão, na base de cálculo do PIS e da COFINS (o faturamento), do valor relativo ao ICMS. Da mesma forma, o mesmo argumento de inconstitucionalidade ganha força em tese análoga - a inclusão, na base de cálculo do PIS e da COFINS, do valor relativo ao ISS. Neste seminário, advogados tributaristas que lidam com a questão apresentarão as principais características da tese, material e processualmente, para que os contribuintes possam recuperar ou compensar valores pagos indevidamente.
Público alvo: advogados, contadores, auditores, diretores de empresas e demais profissionais da área jurídica-contábil.
PROGRAMAÇÃO
9h - 9h20 Credenciamento
9h20 - 10h20 A inconstitucionalidade da inclusão do ISS e do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS.
-
Princípios constitucionais envolvidos na questão;
-
Natureza contábil do ISS e do ICMS: integram-se ao faturamento da empresa ou são numerários de um terceiro (entre tributante)?;
-
O inciso I do art. 195 da Constituição Federal;
-
O recurso extraordinário 240.785: características desse processo, votos já proferidos;
-
Alcance da decisão a ser proferida no recurso extraordinário 240.785.
-Renato Hideo Masumoto, advogado, bacharel pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, com especialização em direitos difusos e ambiental. Pós-Graduado pelo COGEAE da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, em direito tributário. Freqüentou inúmeros cursos e palestras em direito ambiental e tributário, bem como nas áreas de vendas, marketing, contabilidade, finanças, mercados de capitais, neurolinguística, e relacionamento humano. Sócio do escritório Braga Nascimento e Zilio Antunes Advogados.
10h20 - 10h30 Perguntas e discussão
10h30 - 10h50 Coffee Break
10h50- 11h50 Restituição ou compensação do PIS e da COFINS recolhidos a maior.
-
Medidas processuais mais adequadas: mandado de segurança, ação declaratória, etc...;
-
Melhores alternativas: uma medida processual para o presente e futuro e outra para recuperar o passado?;
-
Principais decisões sobre o tema;
-
Compensação.
11h50 - 12h Perguntas e discussão
COORDENAÇÃO ACADÊMICA
-Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Dias Advogados.
Observações
* Inclusos: material de apoio, certificado de participação e dois coffees breaks, almoço e estacionamento.
Realização
-
Central Prática Consultoria e Treinamento
_____________
Para concorrer à uma vaga:
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3120-6806
ou